Geral Lajeado

?Executivo dá início ao projeto “Prefeitura no Bairro” com reunião no Campestre

Na noite de terça-feira (23/04), a administração municipal fez o lançamento do projeto “Prefeitura no Bairro”. O primeiro dos 27 bairros de Lajeado a receber o projeto foi o Campestre. Cerca de 50 pessoas, entre integrantes da comunidade e lideranças do município, estiveram presentes para falar das demandas do local e de sugestões para melhorar a interação com o Executivo. Por parte da prefeitura, participaram da reunião o prefeito Marcelo Caumo, a vice-prefeita Gláucia Schumacher, os secretários do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker, de Obras e Serviços Públicos, Fabiano Bergmann, do Meio Ambiente, Luís Benoitt, de Planejamento e Urbanismo, Rafael Zanatta, da Educação, Vera Plein, o ouvidor do município, Gunther Meyer, e os coordenadores de Projetos Especiais, Isidoro Fornari, de Compras, Eliana Heberle, além de técnicos das equipes da prefeitura.
– Estamos muito felizes de dar início a este projeto. É sempre muito gratificante estar em contato com a comunidade, prestar contas do trabalho realizado e, principalmente, poder conversar com as pessoas sobre o que é importante para o seu bairro. Temos pela frente dezenas de encontros como este, e acreditamos que reunir a comunidade para falar sobre o lugar onde vivemos, para fazer um grande momento de conversa, é algo muito importante – disse o prefeito Marcelo Caumo durante sua fala.
As reuniões com a comunidade começaram a acontecer em 2017, quando 30 reuniões foram realizadas em todos os bairros da cidade. Naquela ocasião, o município queria ouvir a comunidade sobre suas demandas em relação ao planejamento do futuro da cidade para servir de base para a elaboração do novo Plano Diretor Lajeado 2040. Na terça-feira, a anfitriã da reunião, a presidente da Associação de Moradores do Campestre, Marinês Isabel Fontanive, ficou feliz com a receptividade da reunião entre os moradores. No encontro, a comunidade da região pode conhecer um pouco mais sobre os três grandes projetos da administração para este ano (o Pacto Lajeado Pela Paz, focado na prevenção da violência, o Pro_Move Lajeado, focado na transformação de Lajeado em uma cidade inovadora, e o Zeladoria, dedicado a ações de limpeza, conservação e embelezamento do município) e conheceu as principais obras entregues e em andamento em Lajeado. Além disso, o secretário do Planejamento, Rafael Zanatta, explicou o processo de construção do novo Plano Diretor, cujo projeto de lei foi entregue à Câmara para apreciação, e detalhou como é a situação do Campestre no Plano Diretor atualmente e o que está previsto no novo Plano.
– O bairro Campestre vem se desenvolvendo nos últimos anos com novos empreendimentos e aumento da ocupação. No novo plano, de maneira geral está sendo mantido o padrão de ocupação existente, com um potencial construtivo um pouco maior ao longo da RS-130 por estar junto à rodovia – explicou Zanatta.
As principais reivindicações da comunidade foram sobre a pavimentação de ruas, instalação de placas de sinalização, ampliação da escola de educação infantil e formas de solucionar a questão do mau uso da lixeira pelos moradores. Sobre a pavimentação comunitária, o secretário Fabiano apresentou os dados do Programa de Pavimentação Comunitária, que se iniciou em agosto de 2017 e que permitiu até agora a pavimentação de 107 trechos de ruas em todo o município, totalizando mais 140.000 metros quadrados de pavimento – um recorde para o período. O programa requer 100% de adesão dos moradores de uma quadra para que a pavimentação seja feita, e permite que a Prefeitura e moradores dividam os custos da pavimentação sem gerar a cobrança posterior dos moradores como acontece nas obras de pavimentação tradicionais
Quase todos os bairros já estão com reuniões marcadas para os próximos meses (veja tabela abaixo).
O projeto “Prefeitura no Bairro”
O projeto “Prefeitura no Bairro” tem o objetivo de aproximar as comunidades e a administração, prestar contas do que já foi realizado no município e ouvir os moradores de cada região sobre suas principais demandas. Para isso, serão realizadas dezenas de reuniões comunitárias em todos os bairros do município. As reuniões contarão com a presença das lideranças do município. Os encontros são abertos a toda comunidade de cada região, basta comparecer ao local no dia e hora marcados. Os dias, horários e locais das reuniões estão sendo combinados com os presidentes das associações de bairro. Em caso de dúvidas ou informações, o contato é a Ouvidoria da Prefeitura: (51) 3982-1491 ououvidoria@lajeado.rs.gov.br
Confira a programação inicial das reuniões. Os encontros dos outros bairros ainda estão sendo marcados:

Data e horário Bairro Local

23/04 – 19h

Campestre

Ginásio do Bairro

07/05 – 19h

Santo Antônio

Ginásio do Bairro

09/05 – 19h Montanha Ginásio do Bairro

14/05 – 19h

Imigrante

Ginásio do Bairro

21/05 – 19h

Bom Pastor

Ginásio do Bairro

23/05 – 19h

Igrejinha

Salão EC Guarani

30/05 – 19h

Santo André

Ginásio do Bairro

04/06 – 19h

Nações

Sede da Associação dos Moradores

06/06 – 19h

São Bento

Ginásio do Bairro

11/06 – 19h

Florestal

Ginásio do Bairro

13/06 – 19h

Universitário

Ginásio da Escola

18/06 – 19h

Carneiros

Ginásio EMEF Porto Novo

25/06 – 19h

Americano

Sede da Associação de

Funcionários da antiga CEEE

02/07 – 19h

Centenário

Comunidade Católica Santa

Terezinha

04/07 – 19h

Conventos

Colégio Sinodal de Conventos

09/07 – 20h

Morro 25

Ginásio do Bairro

11/07 – 19h Olarias Auditório do IFSul
Coordenadoria de Comunicação Social
Lajeado – RS