RS RSS Eventos Destaques Lajeado

11º Dia Sinodal das Crianças foi realizado no domingo

O Dia Sinodal das Crianças reuniu crianças de diversas comunidades do Vale do Taquari (Foto: Renata Leal)

O domingo (9) foi de muitas atividades e brincadeiras para as crianças que participaram do 11º Dia Sinodal das Crianças no Centro Comunitário Evangélico. Este ano o encontro foi sediado pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Lajeado (IECLB). As crianças de 6 a 12 anos que participaram do evento puderam através de brincadeiras, enriquecer a fé em Deus. A temática deste ano foi “As crianças louvam ao Criador” e o encontro contou com cantos, gincana, teatro e muita diversão. Mais de 140 crianças participaram do evento. Ao todo 59 comunidades participam do Sínodo do Vale do Taquari. Destas, 20 estiveram representadas no local.

O evento foi organizado pela equipe Sinodal da Missão com Crianças e a equipe do Culto Infantil de Lajeado. O Pastor Sinodal Gilciney Tetzner afirma ser tarefa da Igreja evangelizar todas as pessoas, especialmente as crianças. “Nós como Sínodo temos vários programas de formação para as pessoas que trabalham com crianças, voltados para a celebração. Consideramos importante que as crianças conheçam a Comunidade que participam e demais locais, sobretudo conhecendo crianças de outras regiões que compõe o Sínodo”, diz.

Segundo o Pastor, nestes encontros se busca uma linguagem para conversar com as crianças. Nos cultos, o formato costuma ser mais voltado para pessoas adultas e a programação foi feita especialmente para as crianças com cantos, teatros, brincadeiras e dinâmicas. “Comunicamos o evangelho em uma linguagem que entendam, para que fique na memória e saibam que a igreja pode ser legal. Que aprendam sobre Deus e vivam as coisas dele de uma forma bonita e lúdica”, diz. O Pastor espera que nos próximos encontros participem ainda mais crianças. As comunidades estão sendo motivadas a cada vez mais trabalharem com a celebração do culto infantil.

A Pastora de Lajeado, Miriam Diefenthaeler, conta que a organização do evento ficou também sob a responsabilidade das orientadoras do Culto Infantil de Lajeado. Para pensarem na programação, foi preciso de companheirismo e coletividade. “Conseguimos trazer o tema na decoração, na criação do mundo, frutas sob o altar, painéis, integrando todos os elementos na celebração”, diz a Pastora, agradecendo a presença dos professores Edson e Edinho na música e de um teatro que falou sobre a transformação do ser humano. O encontro começou com uma acolhida e depois teve o culto, teatro, mensagem do evangelho, gincana e encerramento com a bênção.

Conforme a orientadora do Culto Infantil de Lajeado Rosália Welter é bacana poder sediar o evento. “Como gostamos de trabalhar com crianças, o Dia Sinodal é muito legal. Trazer crianças de outras cidades fez com que o dia fosse muito produtivo”, diz. A equipe de orientadoras de Lajeado conta com 30 pessoas, que se dividem para cuidar dos Cultos Infantis da Igreja de Cristo e Pontos de Pregação. “É um desafio, mas um trabalho muito gratificante. Sabemos que estamos plantando uma sementinha neles e esse é nosso objetivo”, diz.

Sara Wathier (11) de Colinas participou do Dia Sinodal das Crianças pela primeira vez e estava muito animada para o encontro. Já no primeiro ano do Ensino Confirmatório, ela conta que desde os dois anos participa dos Cultos Infantis e sempre aprendeu muito, assim como agora no Ensino Confirmatório. “A Igreja sempre me trouxe aprendizados. Estou muito feliz de participar desse momento”, diz.

Texto: Ascom IECLB Lajeado