Iniciativa Vale do Taquari Destaques

13º Desafio Voluntário será lançado neste sábado

Abertura da edição ocorre na data em que é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado. Campanha de mobilização será realizada de forma virtual, com divulgação das atividades na plataforma Parceiros Conecta.

A Rede Parceiros Voluntários (PV) lança no sábado (28), a 13ª edição do Desafio Voluntário. A ação, de nível nacional, busca ampliar a participação de pessoas, empresas e organizações em ações voluntárias. Assim como na última edição, a campanha deste ano será realizada de forma virtual, com divulgação das mobilizações através de uma plataforma virtual da organização.

A adesão de atividades pode ser realizada diretamente no site da PV – www.parceirosvoluntarios.org.br/desafio. O ambiente virtual reúne ações voluntárias de todo o país. O espaço está disponível para que os voluntários, individualmente ou em grupo, deem visibilidade para suas ações, inserindo fotos, vídeos e compartilhando as ações realizadas.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da PV, Daniel Santoro, a adaptação é essencial para que as ações possam seguir em andamento. “A pandemia não pode ser um impedimento para o exercício das ações solidárias. Existe uma demanda de ajuda humanitária a ser atendida por todo o tecido social. E, se não pode ser realizada com os métodos tradicionais, que seja com outras alternativas. ”, comenta.

Lajeado

Sediada na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), a Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado aderiu a mobilização. Segundo a coordenadora, Gilmara Scapini, a região conta com ações pontuais que estão cadastradas na plataforma. “A plataforma veio para agregar a atuação da Parceiros Voluntários no Vale. O ambiente reúne em um único espaço todas as ações do país, permitindo que voluntários de todos os lugares se conectem com o Vale”, analisa.

Em Lajeado, estão disponíveis para adesão, a campanha de arrecadação de recursos para a Vovolar e para a edição da ação Viva o Taquari-Antas Vivo 2021. De acordo com Gilmara, é importante que sejam alimentados na plataforma as informações de todos os voluntários que se engajem nas ações. “Com essas informações vamos ter um balanço do número de pessoas beneficiadas com o Desafio Voluntário”, completa.

Os vídeos com registros das ações podem ser publicados até 5 de dezembro, data em que é comemorado o Dia Internacional do Voluntariado. Para mais informações sobre o Desafio Voluntário e as ações em andamento, o contato é o fone (51) 3011-6900 ou e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br.