Cultura Destaques Lajeado

13º Encontro de Grupos de Dança Alemã Infantil ocorre neste domingo no Parque Histórico de Lajeado

Arquivo do Centro de Cultura Alemã da 12ª edição do evento

 

Músicas, brincadeiras e danças alemãs movimentarão Lajeado no domingo, 19/05, durante o 13º Encontro de Grupos de Dança Alemã Infantil. O evento é realizado pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Grupo Folclórico “Tanzen Macht Freunde” do Centro de Cultura Alemã de Lajeado. As atividades iniciam às 9h, no Parque Histórico de Lajeado, no Salão Troller. O encontro inicia com a apresentação teatral da peça “Viola Viajante” e seguirá com apresentações de danças alemãs e brincadeiras de integração. O encontro é aberto à comunidade.

Desde 2006, o evento reúne crianças, familiares e comunidade para um dia de integração entre os grupos infantis de dança alemã do Estado. Conforme a coordenadora do grupo “Tanzen Macht Freunde” de Lajeado, Vânia Purper Worm, a expectativa para esse ano é receber cerca de 300 crianças oriundas de diversos municípios, como Agudo, Arroio do Meio, Imigrante, Forquetinha, Paverama, Sinimbu, Salvador do Sul e Teutônia.

“O evento envolve famílias com atividades saudáveis e de comprometimento com a cultura germânica. Ainda, o encontro dos grupos contribui fortemente para resgatar as origens culturais de Lajeado e é espaço onde as crianças podem interagir e trocar experiências”, destaca Vânia.

Ana Paula da Costa, 35 anos, é mãe de Maria Eduarda Fermino, 10 anos, integrante do Grupo de Dança da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro I. Ana conta que a filha participa do grupo desde 2015, e a cultura alemã é uma paixão para toda a família. “A atividade cultural abre portas para conhecer a cultura alemã, novos lugares e pessoas. O encontro no Parque Histórico é muito aconchegante e serve como aprendizado, pois cada apresentação reforça o valor de vivermos em um mundo de diversidade, provando que o Brasil é um país mestiço e tem espaço para todas as culturas”, ressalta.

Até às 15h, o Parque Histórico será palco de apresentações teatrais, danças e brincadeiras de integração. No intervalo, haverá venda de lanches, como pastel, cachorro-quente, enroladinho de salsicha e refrigerantes.

 

Confira a programação:

09h – Abertura oficial

09h15 Apresentação da peça “Viola Viajante”

10h15– Danças de integração

10h45 – Brincadeiras

12h – Intervalo

13h –Apresentações individuais

15h – Encerramento das atividades

 

 

Texto: Pietra Darde
Assessoria de Imprensa de Lajeado