Santa Cruz do Sul RS Educação Geral

19 municípios da região de Santa Cruz do Sul participarão do MPT na Escola em 2019

Reunião prévia com municípios foi feita na última semana

Procuradora Ana Lucia Stumpf Gonzalez, durante capacitação

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Santa Cruz do Sul realizará na próxima quarta-feira (27/3) capacitação do projeto MPT na Escola voltada a técnicos de 19 municípios da região. A capacitação foi precedida de reunião, realizada na última segunda-feira (11/3), no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul.

O projeto, voltado a alunos da rede pública do 4º ao 7º anos do Ensino Fundamental, consiste na realização de atividades em sala de aula, com material didático fornecido pelo MPT, com a finalidade de orientar alunos e professores sobre o combate ao trabalho infantil. Os técnicos capacitados no evento serão os coordenadores do projeto nos municípios, sendo responsáveis pela sua divulgação e pela organização da etapa municipal do concurso cultural, que premia os melhores trabalhos produzidos pelos alunos, sob orientação dos professores, em decorrência das atividades em sala de aula.

O evento é organizado pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT. Na região, estão inscritos, até agora, os municípios de Arroio do Tigre, Boqueirão do Leão, Brochier, Butiá, Candelária, Encantado, Estrela, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Lajeado, Montenegro, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sobradinho, São Jerônimo, Taquari, Teutônia, Venâncio Aires e Vera Cruz.

É o terceiro ano de realização do projeto no Rio Grande do Sul. Em 2018, participaram cerca de 1.000 turmas de 59 municípios do Estado. No país, foram 386 municípios, de 11 Estados e Distrito Federal. Na semana anterior, 22 municípios da região de Porto Alegre participaram do evento de capacitação na sede do MPT.

O projeto compõe o eixo educacional do macroprojeto “Resgate à Infância” do MPT, composto também pelo eixo de profissionalização, voltado a empresas e ao preenchimento das vagas reservadas por Lei a aprendizes; e o eixo de políticas públicas, voltado aos municípios, com o objetivo de articular e fortalecer a rede de proteção da criança e do adolescente.

 

Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS)
Assessoria de Comunicação (Ascom)