Melhor Idade Saúde Westfália

1ª etapa da terceira fase de vacinação contra a Gripe está em andamento

Primeira etapa da terceira fase de vacinação contra a gripe segue até o dia 17

Nesse momento, imunização ocorre das 8 às 11 horas e das 13 horas às 16h30min

Após atualização de datas, iniciou ontem, segunda-feira, dia 11 de maio, em Westfália, a terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). O novo calendário, divulgado pelo Ministério da Saúde, prevê a divisão da terceira fase em duas etapas, cada uma com públicos-alvo diferentes.

A primeira etapa já está em andamento e segue até o dia 17 de maio, quando serão imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas de até 45 dias. Nesta etapa, a vacinação será das 8 às 11 horas e das 13 horas às 16h30min, apenas até a próxima sexta-feira, período em que não haverá vacinação de rotina. O Setor de Enfermagem pede para que o público-alvo da primeira etapa compareça ao Posto de Saúde ainda nesta semana, pois a equipe está estruturada e vacinando todo o dia.

Já a segunda etapa, que acontece de 18 de maio a 5 de junho, vacinará pessoas de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas. Esta etapa ocorrerá somente das 8 às 11 horas, sempre de segunda a sexta-feira. Neste período a vacinação de rotina volta a ser aplicada das 13 horas às 16h30min.

Até o momento, 88,3% dos idosos estão vacinados e 119% das pessoas com comorbidades imunizadas contra a gripe. Esses grupos compunham o público-alvo da primeira e da segunda fase da campanha e podem continuar a procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Município para receberem a vacina. Além das pessoas com comorbidades (doenças crônicas), a segunda etapa também previa a vacinação de membros das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, portuários e população indígena, que também ainda podem ser imunizados.

O uso de máscara é obrigatório para qualquer tipo de atendimento na UBS, inclusive vacinação. O Setor de Enfermagem informa que pode haver atraso na reposição de doses da vacina, mas ressalta que não há motivo para preocupação, pois, aos poucos, todos serão atendidos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3762-4312.

 

 

TEXTO: Assessoria de Comunicação
FOTO: Paloma Driemeyer Valandro/AI
Assessoria de Imprensa de Westfália