RS RSS Eventos Destaques Teutônia

1º Arte na Rua marcará inauguração da Rua Coberta


Rua Coberta sediará o 1º Arte na Rua (Foto: Édson Luís Schaeffer/Divulgação)

Promover a arte, levando as mais diversas manifestações culturais aos espaços públicos, em especial para um dos principais pontos de encontro de Teutônia nos finais de semana. Este é um dos objetivos do 1º Arte na Rua, que ocorre no dia 21 de outubro, na Avenida 1 Sul e quadrantes do lago e do Museu Henrique Üebel, junto ao Centro Administrativo. Será uma oportunidade para que as pessoas possam conversar, compartilhar experiências e difundir a cultura. Também será uma forma dos talentos locais se apresentarem à comunidade.

A primeira edição do Arte na Rua ainda marcará a inauguração da Rua Coberta, na Avenida 1 Sul, cujas obras foram concluídas no mês de setembro. A construção do espaço iniciou em fevereiro e faz parte da reestruturação do parque de eventos de Teutônia. A solenidade de inauguração está prevista para as 11h do dia 21.

O Arte na Rua se estenderá das 10h às 18h e contará com vasta programação e atrações. Além da beleza do local, o público poderá apreciar exposição de artesanato, feira do produtor rural e brechós. Também haverá a presença de ervateira, food trucks locais e, para as crianças, brinquedos infláveis. O Arte da Rua ainda contempla o palco aberto, que contará apresentações musicais de artistas locais. Mais atrações estão previstas e serão divulgadas nos próximos dias.

Os quatro quadrantes do Centro Administrativo são um dos principais pontos de encontro nos finais de semana, reunindo a comunidade, especialmente famílias. O Arte na Rua, portanto, vai ao encontro da população que frequenta a prefeitura, especialmente nos domingos, oferecendo opções culturais, além de atrair visitantes de outros municípios.

O evento Arte na Rua será realizado mensalmente, no quarto domingo do mês, para não coincidir com iniciativas semelhantes na região, como Arte na Praça, com duas edições mensais em Lajeado, e Arte na Escadaria, em Estrela. A exceção será outubro, devido à inauguração da Rua Coberta e ao segundo turno das Eleições, que ocorrem no último domingo, dia 28. A particularidade do Arte na Rua é que ele pode ser realizado mesmo em dias de chuva, sendo possível utilizar o centro cívico (saguão) da Prefeitura ou, ainda, o Pavilhão Multiuso.

Rua Coberta

A Rua Coberta está localizada na Avenida 1 Sul, ao lado da prefeitura, e possui 20 metros de extensão. Em uma das laterais, há o palco fixo para apresentações e eventos diversos. Com o espaço, eventos simultâneos podem ocorrer no Centro Administrativo, que ainda conta com o Pavilhão Multiuso e o centro cívico.

A Rua Coberta poderá ser utilizada para eventos diversos, como feiras de produtor, brechós solidários, o Arte na Rua, entre inúmeros outros. A estrutura fixa também reduzirá os custos para aluguel de lonas durante festividades, como a Festa de Maio. O investimento foi de R$ 286.346,51. Deste valor, R$ 249.600,00 veio de recursos federais e o restante foi contrapartida da Prefeitura.

Texto: Ascom Teutônia