Cultura RS RSS Destaques Muçum

1º Filó Cultural destaca tradições e costumes italianos

Grupo La Barca será uma das atrações (Foto: Divulgação)

A população de Muçum, em sua maioria, descende de italianos e, por isso, a cultura itálica é marcante no município. Principalmente no interior, conserva-se hábitos procedentes da imigração italiana, estando presentes, sobretudo, na culinária, religiosidade e arquitetura de casarões antigos. Em contraste com este ambiente, a Administração Municipal, através da Secretaria de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, promove o 1º Filó Cultural Notte Della Felicitá.

A primeira edição ocorre na próxima sexta-feira, às 20h, no Salão da Comunidade Linha Alegre, contemplando também as localidades de Linha Dom Felipe de Nadal e Linha Alegre Caravaggio. Os presentes serão recebidos com as apresentações do Grupo de Danças Folclóricas Italiana La Barca e o Grupo de Cantoria Italiana San Piero. É solicitado que cada participante leve um prato de comida, doce ou salgado, para confraternização.

A secretária de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, Jacinta Casagrande, explica que a iniciativa se dá pela necessidade de resgatar as tradições dos antepassados, oferecendo atividades de canto e dança, que permitirão rememorar períodos significativos da imigração italiana. “Pretendemos promover um momento para resgatar e compreender nossas raízes. Quem vier ao filó viverá uma experiência singular, de enaltecimento dos costumes de nosso povo”, define.

Para os dias 26 de outubro e 09 de novembro, o filó se estenderá à Linha 13 de Maio e Comunidade Barra das Contas, respectivamente. Jacinta convida os moradores da cidade para que também se dirijam às localidades onde o evento está programado. “O intuito, sobretudo, é abranger a população interiorana, que muitas vezes não tem acesso às programações culturais. Dependendo do decorrer positivo, nos próximos anos, a iniciativa ganhará proporções maiores”, conta.

Texto: Ascom Muçum