RS Encantado RSS Destaques Turismo

1º Fórum Municipal de Turismo deu início a VI Semana do Empreendedorismo de Encantado

Atividade prática foi ministrada pelo consultor técnico Trajano Arantes de Oliveira (Fotos: Vanessa Paliosa)

Muito aprendizado e trabalho marcaram a segunda-feira (1º) de representantes do poder público, privado e da comunidade que participaram do 1º Fórum Municipal de Turismo de Encantado. A atividade, promovida pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) em parceria com a Administração Municipal, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e apoio do Sebrae, deu início a programação da VI Semana Municipal do Empreendedorismo e foi ministrada pelo consultor técnico Trajano Arantes de Oliveira.

Oliveira deu início ao evento com breve explanação teórica, informando as tendências e destacando os três pilares do turismo. Ele enalteceu a necessidade de um trabalho conjunto entre poder público, iniciativa privada e a comunidade.

Além disso, trouxe os cinco fatores de competitividade do destino: integração, experiência e qualidade, governança e cooperação, tecnologia e sustentabilidade. “Cada vez mais o turista busca por ofertas diversificadas, é preciso integrar os atrativos, seja local ou regionalmente. Oferecer um excelente atendimento é primordial em qualquer situação, mas proporcionar experiências únicas aos visitantes está sendo um dos diferenciais. Através da união entre os três pilares é possível fortalecer a cultura de cooperação. O uso das tecnologias, também, ganham espaço na área do turismo, por isso é importante estar atento as mudanças buscando se adaptar e oferecer esse serviço ao turista. Por fim, trabalhar a sustentabilidade, que ocorre de forma conjunta entre o turismo, o meio ambiente e a comunidade, é um fator necessário para que haja uma harmonia entre todos”, detalhou.

Na sequência, foram divididos cinco grupos, no qual cada um trabalhou eixos estratégicos do turismo, com base na explicação teórica. “A ideia foi identificar os pontos positivos e quais precisam ser melhorados aqui em Encantado e, com base neste levantamento, buscar alternativas e ações a curto e longo prazo”, explicou.

Cerca de 30 pessoas do poder público, iniciativa privada e comunidade participaram do evento

Agora, Oliveira irá analisar as informações e volta a se encontrar com o COMTUR a fim de auxiliar o grupo com base no seu conhecimento e experiência. “São três etapas: mobilizar, compartilhar dados a fim de dar subsídios para se criar o plano de ação participativo e avaliar este conteúdo. A partir disso, a ideia é dividir as tarefas, colocar metas de execução, dando aos integrantes uma ferramenta para fortalecer e promover o turismo de Encantado”, destacou.

Para saber:

Trajano Arantes de Oliveira é graduado em Administração com especialização em Gestão, consultor sênior com ampla experiência em turismo, planejamento estratégico, redes de cooperação e desenvolvimento regional sustentável. Atuou em diversos projetos de turismo no Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Bahia. Ele é responsável por coordenar, também, a confecção do plano turístico de Bento Gonçalves, cidade considerada um dos cinco principais roteiros turísticos do Brasil.

Texto: Ascom Amturvales