RS RSS Eventos Westfália

2ª Feira da Saúde e Qualidade de Vida: prevenção para uma vida saudável

SCFV Idosas Dança (Grupo Vergissmeinnicht) foi a atração artística da tarde (Foto: Paloma Driemeyer Valandro/AI)

Medidas para uma vida saudável pautaram, no sábado, dia 24 de novembro, a segunda edição da Feira da Saúde e Qualidade de Vida de Westfália. Realizada no Flamengo Futebol Clube, a programação proporcionou, aos munícipes, um dia para esclarecer dúvidas sobre serviços de saúde prestados no Município, alimentação saudável e atividades físicas, áreas que contribuem diretamente para uma vida saudável.

Pouco antes das 9 horas, autoridades municipais deram início à 2ª Feira da Saúde e Qualidade de Vida. O secretário de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, Joacir Antônio Docena, abordou a importância de informar a comunidade sobre os serviços prestados. “Momentos como este são fundamentais para que as pessoas valorizem aquilo que têm no Município, não só na área da saúde, mas em todos os setores. Aproximar a comunidade dos serviços prestados é importante para que eles se mobilizem e nos ajudem a melhorar cada vez mais”, enalteceu Docena.

Em sua fala, o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, frisou que a vida saudável descende de diversos fatores, incluindo a alimentação e a prática de atividades físicas. “A saúde é, sem dúvidas, a maior riqueza da nossa vida. Precisamos preservá-la para que possamos viver bem. Este evento é uma oportunidade para refletir sobre cuidados para uma vida saudável e esclarecer dúvidas de munícipes em relação, especialmente, aos serviços de saúde prestados no Município”, observou o prefeito, parabenizando a comissão organizadora pela iniciativa na reedição da Feira da Saúde e Qualidade de Vida.

No início da manhã, a apresentação do Grupo de Dança Corpo Livre, sob a coordenação de Bibiana Cristine Scheer, abriu as atividades. Através de seis coreografias, as crianças e jovens encantaram aos presentes. À tarde, o momento artístico ficou por conta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Idosas Dança – Grupo Vergissmeinnicht, coordenado por Aline Sofia Schlieck. As senhoras apresentaram, à comunidade, três danças.

Durante a 2ª Feira da Saúde e Qualidade, espaços informativos, para esclarecimento de dúvidas sobre serviços prestados, estiveram disponíveis. Entre eles: odontologia, enfermagem, psicologia, nutrição, farmácia e assistência social, além de estandes das secretarias de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social e de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC). Também estiveram presentes o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), com a comercialização de produtos, a Emater/RS-Ascar, com informações sobre temperos, e o Centro de Treinamento Mão de Pedra, com oficinas de artes marciais.

A programação contou, ainda, com a colaboração de estudantes do curso de Gastronomia da Univates, de Lajeado, que prepararam pratos especiais, à base de cogumelos, e salada com PANCs (Plantas alimentícias não convencionais) para a degustação. Teve também coleta de lâmpadas, pilhas e óleo de cozinha usado (por parte do Setor de Meio Ambiente), brinquedos infláveis para as crianças e mateada com a erva-mate Ximango durante todo o dia.

Em nome de toda a comissão organizadora, as nutricionistas Gabriele Schneider Bentancor e Marise dos Santos Aguiar e o odontólogo Adriano Barth agradecem a presença da comunidade na segunda edição do evento. “Nosso agradecimento a todos que, mesmo com chuva, compareceram à feira e esclareceram suas dúvidas”, enalteceram, reforçando a importância da programação.

A 2ª Feira da Saúde e Qualidade de Vida foi uma realização da Prefeitura Municipal de Westfália, através da Secretaria de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, com apoio das demais secretarias. A parceria foi do CAPA, da Emater/RS-Ascar e do Centro de Treinamento Mão de Pedra.

Passeio Ciclístico

Em razão da chuva que atingiu a região no sábado, o tradicional Passeio Ciclístico de Westfália, que aconteceria em paralelo à Feira da Saúde e Qualidade de Vida, precisou ser cancelado. Assim, a reedição da atividade fica para o ano de 2019, em data a ser divulgada.

Nota Fiscal Gaúcha

Logo após a abertura, a Administração Municipal de Westfália realizou a entrega simbólica do cheque de premiação da extração municipal do programa Nota Fiscal Gaúcha. Os ganhadores do mês de outubro foram Patrícia Sieben, Cleiton Ahlert e Valdir Horst, recebendo R$ 500,00 cada.

A premiação foi entregue pelo prefeito Otávio Landmeier, pela vice-prefeita Evanete Inez Horst Grave e pela representante do Programa Municipal de Educação Fiscal, Vaneza Cossa.

Texto: Ascom Westfália