Vale do Taquari Eventos Rural Destaques

2º Encontro da Agrobiodiversidade dos Vales e 6º Encontro Regional de Agroecologia do Vale do Taquari será em outubro

A Emater/RS-Ascar, a Univates e a Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT) programam para o próximo dia 16 de outubro, o 2º Encontro da Agrobiodiversidade dos Vales e o 6º Encontro Regional de Agroecologia do Vale do Taquari. A atividade – que ocorre no dia 16 de outubro, no auditório do Prédio 7 do Centro Universitário, em Lajeado, a partir das 8h -, consiste em um amplo painel de debates em que serão realizadas palestras, relatos de experiências e oficinas, com o objetivo de discutir perspectivas e desafios para a produção de alimentos seguros.

Voltado a agricultores, estudantes, representantes de entidades ligadas ao setor e extensionistas rurais, os eventos buscam manter ativa a rede de entidades voltadas para a agroecologia, trazendo para a pauta a discussão da agrobiodiversidade como ferramenta para a produção de alimentos seguros. “A intenção é a de dar continuidade ao debate que teve início em julho do ano passado, durante a Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas, realizada em Lajeado”, salienta a assistente técnica regional Social da Emater/RS-Ascar, Elizangela Teixeira.

Na ocasião serão discutidos temas como produção de ovos orgânicos, sementes crioulas, cultivo em agroflorestal, políticas públicas para o setor, controle de qualidade na produção orgânica, manejo de abelhas sem ferrão, multiplicação de microorganismos eficientes, caldas e insumos para agroecologia e homeopatia para o uso na agricultura, entre outros. “Nesse sentido, pode-se dizer que os encontros se consistem em espaços democráticos, em que temas caros à sociedade, cada vez mais representativos no que diz respeito à produção de alimentos, ganham visibilidade”, comenta Elizangela.

Os participantes que tiverem interesse em apresentar resumos científicos e relatos de experiências devem inscrever e submeter os seus trabalhos até o dia 20 de setembro de 2019. Posteriormente, serão avaliados por pareceristas que comunicarão por e-mail, até o dia 01 de outubro de 2019, o deferimento pela Comissão Científica e a consequente apresentação em formato de pôster, no dia dos encontros. Os resumos e relatos de experiência farão parte dos Anais do Evento e deverão estar escritos em língua portuguesa, observando-se as normas.

São aguardadas cerca de 300 pessoas para o evento que é uma realização do Setor de Cultura e Eventos da Univates (CEU) da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Propex). O certificado de participação no evento é gratuito e liberado mediante o registro de presença durante a realização das atividades. O documento é disponibilizado online, em até 14 dias úteis após a data dos encontros. A programação completa e todas as informações a respeito da atividade podem ser obtidas no site https://www.univates.br/eventos/evento/8402-2-encontro-da-agrobiodiversidade.

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado

Jornalista Tiago Bald