RS RSS Eventos Teutônia

3º Arte na Rua movimenta o Centro Administrativo

Música gospel foi o destaque no palco aberto (Fotos: Édson Luís Schaeffer/Divulgação)

O Centro Administrativo, cartão postal de Teutônia, é um dos principais pontos de encontro do município, especialmente nos finais de semana. Famílias e amigos se reúnem nos quatro quadrantes da Prefeitura e aproveitam os espaços de sombra abundante para conversar, tomar chimarrão e contemplar a beleza do local.

No domingo, dia 27 de janeiro, o Centro Administrativo contou com uma movimentação à parte. Foi o 3º Arte na Rua, que trouxe diversas opções artístico-culturais e lazer ao quadrante do lago. Música, dança, artesanato, brinquedos infláveis para as crianças, passeio de triciclo para as famílias, entre outras opções, atraíram famílias de diversos municípios, como Teutônia, Fazenda Vilanova, Paverama, Colinas, Bom Retiro do Sul, entre outras.

Para Edi Pfeifenberg, presidente da Associação dos Artesãos de Teutônia, o Arte na Rua é uma oportunidade dos artesãos colocarem na rua tudo aquilo que produzem e fica exposto junto à sala 33 da Prefeitura. “É uma opção a mais para expormos nossos trabalhos, aquilo que a gente faz apenas com um fio ou um pincel, o dom que Deus nos deu. Este evento não podia ser melhor para nós, pois assim temos mais chance de mostrar à comunidade conhecer o nosso trabalho. Estamos muito felizes em participar deste evento”, frisa.

No palco aberto, a programação deve como destaque a música gospel. Louvores e demonstrações de fé marcaram as apresentações de Ricardo Biglu e Banda – com participação de Tiago Schulze, Ministério Hope Church – Comunidade Cristã, Banda Betel, Irmãos de Paula e Banda e Jaqueline Driemeyer. Durante a programação, também houve apresentação do grupo de danças da Comunidade Cristã.

Famílias aproveitaram a sombra abundante para prestigiar o evento

Ricardo Biglu, que também se apresentou na segunda edição do evento, destaca que o Arte na Rua oportuniza aos talentos locais e da região se apresentarem à comunidade. “É uma oportunidade da comunidade conhecer o nosso trabalho neste lugar maravilhoso, que é o Centro Administrativo, que já reúne muitas pessoas nos finais de semana. Somos gratos, também ao espaço dado à música gospel, pois, muitas vezes, as pessoas tem preconceito contra a música evangélica, justamente por não a conhecerem. Este espaço, então, nos oportuniza mostrar a nossa cara e fazer com que a comunidade conheça a nossa música”, coloca.

Paralelamente, no saguão da Prefeitura, ocorreu o evento de adoção de cães e gatos, organizado pelo Grupo Patas Solidárias. Na ocasião, interessados em adotar um cachorro ou um gato podiam fazer a entrevista, a fim de verificar se estavam aptos ou não para levar o pet. Na ocasião, ainda foram recolhidas doações de ração e medicamentos.

A turismóloga da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Teutônia, Ângela Simone de Castro, destaca que a 3ª edição do Arte na Rua evidenciou, novamente, o objetivo do evento. “Estamos muito felizes porque mais uma vez se confirma a nossa proposta de levar a arte e a cultura para os espaços públicos, como o Centro Administrativo. Nesta edição, abrimos espaço para a música gospel, muito forte no nosso município e que merecia o destaque junto à nossa comunidade. Nas próximas edições, o espaço segue aberto para todas as manifestações culturais e artísticas”, sublinha.

O subsecretário de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Jean Marcos Galvão, enaltece a importância do Arte na Rua abrir especo paras diversas manifestações artístico-culturais, dentre elas, a música gospel. “Os evangélicos pentecostais e neopentecostais representam mais de 20% da nossa população e têm revelado verdadeiros talentos musicais e na dança. Oportunizar que estes talentos se apresentem à comunidade durante o Arte na Rua é uma forma de valorizar o trabalho feito pelas igrejas. Como o Arte na Rua é um evento plural, aberto a todas as manifestações artístico-culturais, nada mais justo que a música evangélica também estar presente”, ressalta.

O Arte na Rua ocorre sempre no quarto domingo de cada mês, visando oferecer opções a mais de cultura e lazer para aqueles que frequentam o Centro Administrativo. O 4º Arte na Rua tem previsão de ocorrer no dia 24 de fevereiro, quando deve ocorrer, também, o Carnaval Infantil. Interessados em expor no Arte na Rua ou se apresentar no palco aberto podem entrar em contato pelos telefones (51) 3762-7700, ramal 129, ou (51) 99294-2958, com Ângela.

O Arte na Rua é organizado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo em parceria com a Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Assessoria de Imprensa, Comissão de Imagem e Associação dos Artesãos de Teutônia.

Texto: Ascom Teutônia