Artigos - Saúde e Prevenção Mulher Saúde

4 dicas para antes de colher o preventivo

Frequentemente as mulheres comparecem ao ginecologista para colher o preventivo e fazer exame ginecológico completo. Mas você sabe o que fazer antes do exame de prevenção?
O papanicolau avalia células colhidas do colo uterino, assim, qualquer alteração do ambiente vaginal influi nessa amostra e pode fazer com que ela não seja fidedigna à do colo do útero. Portanto, são necessários alguns cuidados antes do exame.

1. Não fazer ultrassonografia vaginal pelo menos dois dias antes do preventivo
É comum a mulher realizar ultrassom transvaginal no mesmo período do ano em que faz o exame preventivo, porém, nas quarenta e oito horas que antecedem a coleta da prevenção, não é interessante realizar ultrassonografia transvaginal, porque nela o médico introduz gel na vagina, o que altera a amostra do exame de prevenção se feito pouco depois disso.
2. Abstinência sexual de no mínimo um dia antes da coleta
Não tenha relações sexuais por pelo menos vinte e quatro horas antes do exame, para que possíveis resquícios de esperma na vagina não alterem a amostra coletada.
3. Idealmente não estar menstruada no dia do exame
O ideal é que no ato da coleta a mulher não esteja menstruada, entretanto, se houver sangramento pequeno, principalmente nas pós-menopausadas, há como colher uma amostra satisfatória.
4. Evitar piscinas, banheiras, duchas vaginais e uso de tampões (OB) e cremes vaginais pelo menos dois dias antes do exame
Em relação aos cremes, eles devem ser evitados no intervalo citado, exceto se prescritos pelo médico para que sejam usados antes do exame.

Texto produzido com parceria com o portal Leet Doc