Cultura RSS Lajeado

40º Colóquio Literário terá apresentação de pesquisa sobre imigração alemã

Ahlert e Gräff farão apresentação do conteúdo do livro sobre a imigração alemã (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (03), a Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) vai promover o 40º Colóquio Literário, a partir das 19h30min. O local será o salão de festas do Condomínio Blumen Park da Imojel, em Conventos, Lajeado. O evento contará com a participação de integrantes do Centro de Apoio a Pesquisas e Encontros Familiares (Capef) e do Instituto Genealogia RS, cuja entidade tem abrangência estadual e e está filiada a entidade internacional de genealogia.

Neste encontro os Acadêmicos Lucildo Ahlert e Deolí Gräff farão a apresentação do novo livro escrito em parceria. A obra tem por título “Unsere Heimat”, (Nossa Pátria) e trata sobre a vinda dos imigrantes alemães para Lajeado e o Vale do Taquari. Na pesquisa realizada por Ahlert e Graff, o objetivo é dar uma nova interpretação sobre as atribuições ao principal personagem da imigração, o Antônio Fialho de Vargas. Os autores desvendaram os reais interesses dele em se estabelecer no local que deu origem ao município de Lajeado. “Nossa pretensão, de forma nenhuma, é dar um contraponto ao trabalho de pesquisa realizado por outros autores e sim fazer uma nova leitura dos fatos”, explicou Ahlert.

O evento é aberto para todas as pessoas interessadas em participar. Não haverá cobrança de ingresso. Após o Colóquio será servido jantar, por adesão. Confirmações pelo e-mail: deoli@informativo.com.br ou whats 99995-5137.

COMO CHEGAR – O Blumen Park é um Condomínio Fechado, situado na Rua Carlos Kronhardt, 830, no Bairro Conventos. Na chegada ao Bairro Conventos, entrando pela BR386, tem a Vidraçaria Conventos, bem em frente tem uma entrada, que é a rua Carlos Kronhardt, é asfaltada. Segue até chegar no Pórtico do Condomínio.

Texto: Ascom Alivat