RS RSS Rural - Agricultura Destaques

42º Dia Estadual do Porco acontece no dia 12 de agosto, em Rondinha

O milho subiu de R$ 24,00 para mais de R$ 50 (saca de 60 quilos). Já o preço pago pelo quilo do suíno vivo não acompanhou o movimento (Foto: Divulgação)
 No ano passado, o município de Rondinha ocupou a 5ª posição no ranking estadual dos maiores produtores de suínos(Foto: Divulgação)

 

Tradicional entre os suinocultores gaúchos e profissionais ligados ao setor, a 42ª edição do Dia Estadual do Porco acontece em Rondinha, no dia 12 de agosto. O evento é uma realização da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS e este ano tem como correalizadora a Prefeitura de Rondinha.

A programação inicia-se com café da manhã de boas-vindas, a partir das 7h30min, e segue com solenidade de abertura, às 9h. O encontro contempla duas palestras. A primeira delas, Mercado da carne suína: realidade e potencial + FNDS e Cadec, será ministrada pelo médico-veterinário Nilo de Sá, diretor executivo da ABCS. A segunda palestra do encontro vem com o engenheiro-agrônomo Evandro Barros, analista da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia/SC, que vai abordar o tema Tecnologias para o aproveitamento econômico dos resíduos de suínos.
Após as palestras, será servido almoço à base de carne suína.

O 42º Dia Estadual do Porco conta com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Sindicato das Indústrias de Produtores de Suínos (Sips/RS) e Emater/RS. São patrocinadores: Agroceres Multimix, Agromarau GSI, Alltech, Bayer, Biomix/Vittaltech do Brasil, Choice Genetics, De Heus, Elber, Ki Grãos, Machado Agropecuária, Mig-PLUS, Minitube, Nutrifarma/Nuscience, Topigs Norsvin, Vetoquinol, Suinocultura Gobbi e Sicredi.

Anfitrião
O Município de Rondinha está localizado ao norte do RS e é conhecido pelo grande potencial de negócios e de investimento na produção de grãos, leite e suinocultura. No ano passado, ocupou a posição de 5º lugar no ranking estadual dos maiores produtores de suínos, aumentando de 97 mil suínos em 2014 para 150 mil suínos em 2015. A atividade da suinocultura envolve inúmeros produtores rurais, tornando-se importante fonte de renda para as famílias.

Para o prefeito de Rondinha, Ezequiel Pasquetti, receber o 42º Dia Estadual do Porco é gratificante, pois o evento reforça uma das principais atividades desenvolvidas no município. “Em Rondinha, a suinocultura é forte. Somos um município agrícola e pode-se dizer que metade da população concentra-se na cidade e a outra metade no meio rural e alguns dos que estão na cidade também têm propriedade no interior”, comenta Pasquetti. O prefeito lembra que mais de mil famílias realizam alguma atividade de produção no interior do município.

SERVIÇO
42º Dia Estadual do Porco
Onde: Salão Paroquial Santo Antônio, em Rondinha (RS)
Data: 12 de agosto de 2016.
Início: 7h30min
Informações: 51 3712-1014 (ACSURS) ou 54 3365-1188 (Prefeitura de Rondinha)

Texto: Ascom Acsurs