Meio Ambiente Destaques Lajeado

4º Sustentar celebra o meio ambiente no domingo em Lajeado

No domingo, 02/06, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realiza no Parque dos Dick, a 4º edição do Sustentar. O evento terá início às 14h e celebrará o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado oficialmente no dia 05/06. Até as 17h, o Sustentar contará com diversas atrações e atividades relacionadas ao meio ambiente.

O Sustentar foi criado em 2016 com o objetivo de apresentar dados e estimular o diálogo com a população sobre as questões ambientais da atualidade. É um espaço em que Sema e entidades que trabalham com o meio ambiente podem apresentar as suas atividades em prol da conservação.

Durante a tarde, a comunidade poderá conhecer sobre as atividades realizadas pela secretaria, como o projeto Nosso Engenho, Lixo Certo e Mata Ciliar. Ainda, no parque dos Dick, haverá plantio de 80 mudas do projeto Lajeado Mais Verde.

“A ideia é convidar a comunidade para executar o plantio junto com a secretaria, de forma que eles se sintam parte dessa construção. As covas estarão abertas e as pessoas poderão escolher dentre as mudas disponíveis quais irão plantar”, explica a coordenadora do Centro de Educação Ambiental da Sema, Isa Carla Osterkamp.

Também, será uma oportunidade de adotar um amigo e companheiro. Em mais uma edição do Programa Adote um Amiguinho, estarão disponíveis para adoção cães que atualmente recebem cuidados no Canil Municipal de Lajeado. A feira de adoção exige apresentação de CPF, RG e comprovante de residência dos interessados em adotar.

As atrações do evento iniciam com a apresentação do espetáculo ”Conta-gota”, do grupo Khaos Cênica. A peça busca proporcionar uma reflexão sobre assuntos como ecologia, responsabilidade ambiental e saneamento básico por meio de uma abordagem lúdica, artística e divertida.

Em seguida, haverá o voo de balão com o lançamento de bombas de sementes pela cidade. Segundo Isa, a bomba é uma mistura de substrato, terra e sementes e serão dispersadas em áreas verdes da cidade. “O objetivo é sensibilizar a população quanto à importância da preservação desses espaços que trazem inúmeros benefícios ao meio ambiente e à qualidade de vida. Além do espaço para lazer, as áreas verdes possibilitam abrigo e fonte de alimento para os animais, ajudam no controle da temperatura, melhorias na qualidade do ar e outros diversos aspectos positivos”, conta.

A programação encerra com a Biodança, realizada pela instrutora Nara Dagostini, e com o abraço coletivo ao redor do lago do parque, com distribuições de mudas aos interessados.

O 4º Sustentar contará com a presença dos parceiros Moraes e Maia, Museu de Ciências da Univates, Feira de Orgânicos, Associação dos Meliponicultores do Vale do Taquari (AMEVAT), Polícia Ambiental (PATRAM), Estação Semear, Gira Girou Brechó Infantil e Massagem por um grupo voluntário.

Erva-mate e água quente serão fornecidas no local, gratuitamente, pela Ervateira Lago Verde. Em caso de chuva, o evento será transferido.

Confira a programação:

A partir das 14h

-Balcão da Sema

-Feira de adoção de cães do Canil Municipal

-Plantio de árvores

15h-Apresentação do espetáculo “Conta-Gota”

16h-Voo de balão com lançamento de bombas de sementes

17h-Abraço ao Lago do Parque e distribuição de mudas

Assessoria de Imprensa de Lajeado