Meio Ambiente Eventos Destaques Lajeado

4º Sustentar celebrou o meio ambiente em Lajeado

Criado em 2016 com o objetivo de apresentar dados e estimular o diálogo com a população sobre as questões ambientais da atualidade, no domingo, 09/06, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realizou no Parque dos Dick a 4º edição do Sustentar. O evento também celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado oficialmente em 05/06.

Mesmo com o tempo instável, diversas atrações e atividades relacionadas ao meio ambiente foram desenvolvidas ao longo da tarde, envolvendo a comunidade que visitou os espaços que a Sema e entidades que trabalham com o meio ambiente apresentaram suas iniciativas em prol da conservação. Entre os quais, o Projeto Nosso Engenho, Lixo Certo e Mata Ciliar. Outro programa presente no evento foi o Adote um Amiguinho, que levou alguns cães do canil municipal para o parque com o objetivo de incentivar a adoção responsável.

Em função das chuvas do fim de semana, o plantio de 80 mudas no Parque dos Dick, que ocorreria com o auxílio da comunidade em mais uma ação do projeto Lajeado Mais Verde, teve de ser adiado. “A terra não está propícia para executarmos o plantio hoje, mas certamente iremos plantar nos próximos dias as mudas e arborizar ainda mais nosso Parque dos Dick”, afirmou a coordenadora do Centro de Educação Ambiental da Sema, Isa Carla Osterkamp.

Entre as atrações do evento, ocorreu a apresentação do espetáculo ”Conta-gota”, do grupo Khaos Cênica. A peça buscou proporcionar uma reflexão sobre assuntos como ecologia, responsabilidade ambiental e saneamento básico por meio de uma abordagem lúdica, artística e divertida. Após a apresentação, o público interagiu com o grupo de artistas.

A programação encerrou com a Biodança, realizada pela instrutora Nara Dagostini, seguida do abraço coletivo ao redor do lago do parque. Como o tempo chuvoso não colaborou, não foi possível reunir número suficiente de pessoas para fechar o abraço ao redor do lago, mas o grupo que participou fez sua parte no sentido de simbolizar seu zelo pelo meio ambiente e pelo Parque dos Dick.

Entre as famílias que passaram a tarde de domingo curtindo as atrações do 4º Sustentar estava o casal Francieli Lobato e Edson Lobato Júnior. Ao passar para conferir as atrações do evento, o filho do casal, Edson Lobato Neto, demonstrou grande interesse por um biodigestor que produz gás a partir da transformação de material orgânico em biomassa que, posteriormente, pode ser utilizada como adubo orgânico. O gás, por sua vez, alimenta a chama de um fogareiro que pode ser utilizado para a preparação de alimentos. “Bem interessante isso. É algo que trabalha toda essa questão da sustentabilidade, que é bem importante para todos”, afirmou Francieli.

O 4º Sustentar contou com a presença dos parceiros Moraes e Maia, Museu de Ciências da Univates, Feira de Orgânicos, Associação dos Meliponicultores do Vale do Taquari (AMEVAT), Estação Semear, Gira Girou Brechó Infantil e um grupo de massoterapeutas voluntários. Erva-mate e água quente foram fornecidas no local, gratuitamente, pela Ervateira Lago Verde.

 

Texto e foto: Rafael Scheeren Grün
Assessoria de Imprensa de Lajeado