Artigos - Geral

5 dicas para buscar recolocação profissional – por Márcia Sehn

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

Diante de um cenário econômico em lenta recuperação, a falta de empego ainda é um desafio para os profissionais que buscam uma recolocação no mercado de trabalho. Mas você sabia que mesmo em tempos difíceis como este é possível garantir uma oportunidade de emprego?

Se esse também é o seu caso, confira a seguir cinco dicas para facilitar a sua volta ao mercado de trabalho.

Reavalie os rumos da sua carreira

Você talvez tenha se formado em uma área, como Advocacia, e decidido seguir um caminho específico de atuação. Porém, após o desligamento do emprego, pode ocorrer de ter dificuldade em encontrar a recolocação profissional na mesma área de antes. Nesse caso, você precisa rever o seu planejamento de carreira e adequá-lo ao cenário atual. Busque projetar a sua situação profissional para os próximos cinco, dez ou quinze anos. Avalie se neste período podem ou não ocorrer mudanças significativas na sua área de atuação. Se a resposta for positiva, comece a se preparar já. Além disso, estabeleça onde você quer chegar e defina estratégias para conquistar esse objetivo.

Tenha uma reserva financeira e faça da procura por vagas o seu projeto

Do desligamento de uma empresa até a recolocação profissional podem se passar alguns meses. Por isso, é importante se preparar com uma reserva financeira para ter mais tranquilidade nessa fase de busca por uma nova oportunidade. Outra dica é se manter em atividade durante o tempo de recolocação. Além de estudar, participar de cursos, você precisa encarar a procura por vagas como se fosse o seu trabalho. Estabeleça metas diárias, como pesquisar oportunidades, cadastrar-se em sites de recrutamento, realizar contatos, ou seja, é necessário ter um plano de ação e agir.

Crie um bom currículo 

Um bom currículo tem no máximo 2 páginas e precisa se destacar dos outros que chegam às mãos dos recrutadores. Por isso, invista em um bom e limpo design. Liste seus grandes projetos profissionais e experiências passadas, com mais números de informações que puder fornecer (aumento de vendas, redução de despesas, …). Algumas empresas oferecem o serviço de outplacement, para ajudar os profissionais por elas demitidos a conseguir uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Esse serviço também pode ser contratado de forma privada pelo profissional. O outplacement, conhecido como transição de carreira, é uma ferramenta de gestão organizacional que tem como finalidade apoiar e orientar profissionais que foram demitidos de uma empresa, auxiliando na elaboração e atualização do currículo, no estabelecimento de objetivos de carreira, análise do perfil do candidato, e em alguns caso, até pela indicação para vagas.

Atualização profissional

Hoje, mais do que nunca, é fundamental acompanhar as mudanças do mercado e da profissão, às tendências, inovações e estar preparado para elas. E a melhor forma é investindo em cursos, treinamentos e conhecimentos que levem à evolução contínua da pessoa. Manter-se por dentro das novidades do seu mercado é um dos pré-requisitos básicos em qualquer área. Sendo assim, cursos de curta duração ajudam a ampliar os conhecimentos e aumentam o networking. Com a tecnologia a disposição de todos, há ótimos cursos online, de universidades renomadas, que ajudam neste quesito. Vale pesquisar bastante antes de escolher.

Invista em networking

Para acelerar a sua recolocação é importante que você acione a sua rede de contatos para facilitar o ingresso no mercado de trabalho. Seja sutil, ou seja, não implore por uma indicação, no entanto, procure deixar claro o seu objetivo profissional e que está em busca de uma oportunidade. Participar de eventos presenciais ou online e de grupos em redes sociais, como facebook, WhatsApp e Linkedin para intensificar o seu networking. Nesses ambientes também é possível acompanhar as vagas anunciadas. Eventos sociais como congressos, feiras e conferências também são ocasiões favoráveiss para conhecer pessoas que atuam em determinadas áreas.

Ótimo semana!