Artigos - Geral

6 dicas para desenvolver sua autoconfiança – por Márcia Senh

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

Você se considera uma pessoa autoconfiante? Confiança é essencial em nossas vidas. Sem ela fica difícil dar o primeiro passo para fazer aquilo que queremos. A confiança nos permite ir em frente, mesmo ante a falta de coragem. Mas afinal, de onde vem a confiança e como podemos desenvolver e permanecer confiantes? Veja as seis dicas que podem ajudar você a desenvolver uma confiança sólida:

  1. Amplie seu conhecimento – Ir sempre em busca de novas habilidades em qualquer área, seja pessoal ou profissional. É o primeiro passo para se sentir mais confiante. E, depois, ampliar seus conhecimentos fazendo cursos, lendo livros e participando eventos educativos. Lembre-se que a aprendizagem contínua é imprescindível para manter um alto nível de confiança.
  2. Reconheça as pequenas vitórias – Confiança acontece também com pequenos acontecimentos do dia a dia. É a resposta que obtemos ao colocar conhecimento em ação. Este pequeno passo é de extrema importância para fortalecer a sua confiança. Até mesmo um elogio de um colega, ou a entrega de um trabalho bem feito, irão aumentar o nível de confiança. O segredo para construir mais confiança é focar mais nas pequenas vitórias. Por isso, valorize mais e comemore-as, pois isso irá ajudá-lo a perceber o quão longe você chegou.
  3. Exercite a fé – Quando se tem fé, a autoconfiança aumenta. A fé é um pensamento na mente, logo a autoconfiança também. Pessoas confiantes têm fé. Se você quer alcançar algo, deve acreditar que é possível para você. Você deve acreditar firmemente em seu potencial. E a fé irá guiá-lo para que você descubra e siga esse propósito.
  4. Foque na solução – Sempre haverá obstáculos e problemas. É comum se desencorajar nessas fases. No entanto, decepções não sinalizam o fim da estrada, quando as vemos como oportunidades de aprendizagem. A resolução vem quando enfrentamos obstáculos que exigem paciência. Em vez de desistir, você irá encarar desafios ao passar por fases difíceis. Foque sua mente na solução, não no problema. Reflita sempre nos motivos pelos quais você pode vencer, e não pelos quais você não pode.
  5. Busque ajuda de especialistas – Recorrer a um especialista em comportamento humano para ajudar nas áreas nas quais você precisa de mais confiança é algo muito positivo. Estes especialistas podem ser encontrados em livros, artigos, vídeos, cursos online e seminários. Um profissional pode ajudá-lo a manter-se focado em seus objetivos e a assumir a responsabilidade sobre seus atos e para tomar as atitudes necessárias para concluir seus planos.
  6. Entre em ação com confiança – Agora que você imaginou o quão confiante se sentirá, atue como se você já fosse confiante. Movimente-se com energia, como se estivesse indo ao encontro de seu sucesso. Você atingirá o que espera. Entre em ação de modo confiante e você será confiante. Realize essas ações durante os próximos meses e dê a si mesmo tempo para que sua confiança cresça. Pegue um papel e anote como você aplicará na prática cada uma dessas ações. Elas podem fazer uma grande diferença, permitindo que você caminhe com mais rapidez e eficácia em direção aos seus objetivos.

Ótima semana!

Márcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas.