Artigos - Geral

6 dicas para manter o foco e produzir mais! – Márcia Senh

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

Você já deve ter ouvido as pessoas falarem que é importante ter foco e que pessoas com foco vão mais longe e produzem mais. Mas por que exatamente? Qual o segredo para manter o foco?

A expressão “ter foco” significa ter um objetivo, estabelecer um planejamento, ser organizado e ter persistência para atingir as metas e alcançar o que se pretende.

Confira 06 dicas para melhorar a sua concentração e foco na hora de desenvolver suas atividades e aprenda a produzir de forma mais inteligente e produtiva.

Elimine as distrações: nos dias de hoje é inevitável não se distrair ao longo do dia. Redes sociais, mensagens no celular, portais de notícia, entre outros, estão aí para tirar nosso foco. Separe alguns minutos do dia para essas distrações, mas evite que elas dominem o seu tempo.

Faça pequenas pausas: “Dar um tempo” quando se está cansado ou disperso pode ajudá-lo a retomar o foco. A mente precisa de momentos de descanso. Dê uma caminhada, converse com um amigo, coma um lanche, ou tome um pouco de ar para deixar que o seu cérebro se sinta melhor. Qualquer uma dessas atividades cotidiana pode ajudar a limpar a mente e aumentar a produtividade

Organização: Organize-se, mantenha sua mesa de trabalho limpa e organizada, organize arquivos, e-mails, pastas, papeis e horários. Crie uma agenda diárias de atividades, o famoso “check list” ajuda a organizar as ações e minimiza o impacto das distrações do cotidiano. Pode até parecer perda de tempo, mas na verdade tempo é tudo que você ganha.

Planejamento: Inicie o dia definindo suas tarefas e como realizá-las ao longo do dia. Verifique as prioridades, as importâncias e as urgências, se alguém solicitar algo, defina um prazo para entrega.

Seja saudável: ter hábitos saudáveis é imprescindível para a vida pessoal e profissional, por isso, tenha uma boa noite de sono e cuide do seu corpo. Isso trará mais disposição para enfrentar o dia a dia.

Busque motivação: Para entrar em ação com foco é necessário ter em mente o que vai ganhar com essa atividade, o que te motiva? Então pense sobre isso e sobre o seu objetivo principal antes de iniciar qualquer tarefa, essa atitude com certeza aumentará a sua concentração e enviará um comando para o seu cérebro não se cansar com facilidade e não desviar o caminho que o levará ao resultado.

Como já dizia Zig Ziglar: “A falta de direção, e não a falta de tempo, é o problema. Todos nós temos vinte e quatro horas por dia.”

Boa semana!

Márcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas.