Eventos Destaques Lajeado

6ª Mostra Cultural Viva+Viva

Inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro de 2020

 

Em função da pandemia e, a partir das sugestões recebidas nas edições anteriores, o Programa Vida+Viva sem álcool, mantido pela Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública, adaptou a sexta edição da Mostra Cultural. Pela primeira vez, as atividades de capacitação, voltadas para estudantes de escolas municipais, estaduais e privadas do Vale do Taquari e entidades sociais de Lajeado, serão integralmente virtuais e se estenderão até o primeiro semestre de 2021. Durante o lançamento na noite de quarta-feira (16), o Coordenador do Programa, Neidemar Fachinetto explicou detalhes dessa reformulação:  “ A primeira delas adotada este ano é que, ao invés do Concurso Cultural com caráter competitivo, será realizada uma Mostra Cultural, ou seja, todos os projetos culturais farão parte da Mostra Cultura, desde que cumpram todos os requisitos do regulamento e, em decorrência disso, receberão tanto uma ajuda de custo quanto uma bonificação ao final”.

 

A ajuda de custo e bonificação será no valor de R$500,00, em duas parcelas, totalizando o valor de R$1.000,00. Devida a suspensão das atividades presencias, a capacitação será ministrada por professores da Univates e será no formato on-line, com carga horária de 44 horas/aulas, sendo 20 horas/aulas ainda neste semestre e as restantes 24 horas/aulas para o primeiro semestre de 2021, com certificação nas áreas de música, dança, vídeo e teatro, além da inserção de temas relacionados a direitos humanos e à cidadania. Fachinetto frisou ainda que, ao final da capacitação, a Equipe Diretiva irá definir o modelo da Mostra Cultural em 2021, se de forma virtual ou presencial. “O programa, além de trazer essa possibilidade lúdica da criança e adolescente trabalhar o tema na escola sobre os malefícios, as consequências do uso de álcool e drogas, vai deixar um grande legado de capacitação de atores sociais na produção de projetos culturais nestas quatro áreas. ”

 

Cada escola ou entidade sociais de Lajeado pode inscrever um projeto cultural por área e o número de alunos é liberado, porém a capacitação será para 4 estudantes e um professor.

Escolas dos municípios abrangidos pela 3ª CRE também podem inscrever seus projetos, conforme previsto no Regulamento da Mostra Cultural.

 

As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro e podem ser feitas pelo site www.vidamaisviva.org. As aulas começam na primeira semana de outubro.

 

Informações:

www.vidamaisviva.org.br

 

Capacitação em quatro áreas temáticas:

Título da oficina: Composição coreográfica

Ementa: Criação de movimentos e sequências coreográficas. Uso do espaço cênico.

Data: 1/10/2020 a 10/12/2020- Quinta-feira

Horário: 18h30min às 20 horas

Carga horária: 20 horas – Total de horas 40 horas e 4 horas de Cidadania e Elaboração de projetos

Local: Google Meet

Máximo: 25 vagas

Professora: Professora Ms. Cristiane Schneider

 

Título da oficina: Oficina de composição musical

Ementa: noções de melodia e ritmo

Data: 7/10/2020 a 16/12/2020 – Quarta-feira

Horário: das 14h às 16 horas

Carga horária: 20 horas – Total de horas 40 horas e 4 horas de Cidadania e Elaboração de projetos

Local: Google Meet

Máximo: 25 vagas

Professora: Professora Dra. Cristina Mie Ito Cereser

“ Nós iremos trabalhar com os alunos os conteúdos músicas que irão dar base para o processo composicional. Desde a definição o que é música, ética, estimulando a utilização dos instrumentos sonoras, o valor de cada um.

 

Título da oficina: Oficina de Jogos Teatrais

Ementa: Exercícios de consciência corporal e vocal. Desinibição, improvisação e criatividade.

Data: 7/10/2020 a 9/12/2020 – quarta-feira

Horário: das 19h às 20 horas.

Carga horária: 20 horas – Total de horas 40 horas e 4 horas de Cidadania e Elaboração de projetos

Local: Google Meet

Máximo: 25 vagas

Professora: Professora Esp. Tatiana Linhares dos Santos

Temática de Produção de Vídeo. – Ementa: Noções básicas sobre gravação e edição de material audiovisual.

 

Título da oficina: Oficina de Produção de Vídeo

Ementa: Noções básicas sobre gravação e edição de material audiovisual

Data: 7/10/2020 a 9/12/2020 – Quarta-feira

Horário: das 17h às 19 horas

Carga horária: 20 horas – Total de horas 40 horas e 4 horas de Cidadania e Elaboração de projetos

Local: Google Meet

Máximo: 25 vagas

Responsável: Prof. Me. Marcus Vinícius Staudt

 

Observação: Em cada temática serão abordados os temas Cidadania (sobre direitos humanos, respeito, segurança pública, habilidades sócio emocionais) e Elaboração de projetos (noções básicas de, como elaborar e executar o seu projeto sociocultural, além de se apropriar das orientações básicas para realizar a prestação de contas).

 

 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação