Artigos - Gestão de Pessoas

7 habilidades essenciais para trabalhar em equipe! – por Márcia Senh

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

Trabalhar em uma empresa implica em conviver com pessoas de opiniões diferentes, valores e objetivos distintos e com outras formas de pensar e ver o mundo. Saber lidar com essas diferenças e utilizá-las em prol da execução satisfatória é indispensável para que o trabalho em equipe seja um sucesso.

Saber trabalhar em equipe é muito mais que o simples fato de se dividir tarefas e esperar resultados. Nos dias de hoje, este tipo de habilidade é extremamente exigida dos profissionais. As empresas perceberam que para conquistar resultados precisam de profissionais com habilidades para o trabalho em equipe.

Mas afinal, quais as habilidades essenciais para o trabalho em equipe?

Autoconhecimento – no momento que você se conhece, você também aprende a conhecer e aceitar o outro.

Comprometimento – estar disposto a trabalhar até que os seus objetivos sejam alcançados. Manter o entusiasmo e a motivação, incentivando os demais colegas a fazerem o mesmo.

Saber ouvir – saber ouvir e respeitar as opiniões dos outros é fundamental para o trabalho em equipe.

Comunicar-se bem – deixar todas as suas opiniões e objetivos claros para a equipe e sugerir melhorias quando necessário.

Proatividade – assumir responsabilidade de decisões tomadas, se antever perante situações e realizar um esforço para atingir um resultado e fazer algo acontecer. Estar sempre disposto a ajudar e resolver os problemas ajuda no seu desenvolvimento de sua equipe.

Confiança – desenvolver a confiança entre as pessoas que estão a sua volta. Gerar esse sentimento é ganhar um espaço maior na equipe, assim você sempre será o apoio de cada um e saberá quando e como contar com cada colaborador.

Administração de conflitos – é importante saber lidar com os conflitos do dia a dia na empresa. Desenvolver a habilidade do diálogo para esclarecer os fatos e conciliar as necessidades é sempre a melhor opção.

Boa semana!

Márcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas.