Iniciativa Encantado Destaques

A Unidade da ONG Parceiros Voluntários (UPV) e a Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) colocam em ação o projeto Trilhar. O objetivo é auxiliar alunos em fase de alfabetização até o terceiro ano do Ensino Médio que necessitam de reforço escolar.

A proposta é recrutar professores e estudantes de licenciatura voluntários nas áreas de espanhol, inglês, matemática, química, geografia, português, história, física, pedagogia (séries iniciais/alfabetização) e biologia/ciências para atender as demandas. “Os profissionais que têm interesse em participar podem entrar em contato conosco para obter mais informações e preencher a ficha de adesão”, explica Lucas Schneiders, coordenador
da UPV.

Os atendimentos ocorrerão semanalmente, no turno inverso, no Centro Empresarial ACI-E ou na escola do aluno. Um comitê composto por profissionais foi criado para supervisionar as atividades junto com a secretaria municipal de Educação. O grupo é formado pela diretora da EMEF Mundo Encantado, Kaíse Radaelli, pela psicopedagoga Roseliane Tolio e pela pós-graduada em ensino de História, Isabela Capelari Hammes. A iniciativa conta também com a parceria da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lume Centro de Educação Profissional e Colégio Cenecista Mário Quintana.

“Superar as dificuldades”, projetam voluntárias do comitê

A psicopedagoga Roseliane Tolio considera o projeto desafiador, pois se propõe a auxiliar os alunos a superar as dificuldades e a conseguir maior assimilação do conteúdo repassado pelo professor nas aulas regulares. “Quando o estudante amplia o seu aprendizado, a sua autoestima também é maior. Nossa expectativa é tornar a aprendizagem prazerosa. Estou muito feliz em poder participar do Trilhar”, comenta. Isabela Hammes lembra que a pandemia trouxe dificuldades para os alunos, sobretudo, na adaptação às aulas a distância. Para ela, o Trilhar chega em um momento oportuno. “Ele vem para agregar mais conhecimento ao que já é passado de forma excelente pelos professores nas escolas. Queremos somar na vida pedagógica dessas crianças”, afirma.

Você sabia?

Há 10 anos em Encantado, sediada junto à ACI-E, a ONG Parceiros Voluntários trabalha e desenvolve a cultura do voluntariado organizado por meio de dois projetos: Fortalecimento da Teia Social e Valores na Educação. Enquanto o Fortalecimento da Teia Social procura auxiliar as demandas das Organizações da Sociedade Civil (OSC) por meio de voluntários físicos ou jurídicos (empresas), o Valores da Educação trabalha diretamente com as escolas, proporcionando para crianças e jovens valores essenciais quanto à convivência em comunidade.