Iniciativa Destaques Lajeado

Três novos espaços recebem intervenções do Concurso Arte na Cidade em Lajeado

As três outras intervenções previstas no Concurso 2º Arte na Cidade já estão tomando forma na cidade. Com o tema “Celebrando os 130 anos de Lajeado”, o concurso é realizado pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em parceria com o Sesc Lajeado e com a Universidade do Vale do Taquari (Univates), por meio do Núcleo de Cultura e do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (SEMEIA EMAU).

O desenho da artista Ivana Lazzaron Pereira, denominado de “Cidade Joia”, começou a sair do papel nesta terça-feira no Centro Esportivo Municipal Mário Lampert, no bairro São Cristóvão. Nesta manhã, a artista estava marcando o desenho na parede para poder iniciar a pintura.

– Os preparativos começaram há cerca de um mês com a escolha das tintas, redesenho e escala do desenho e providenciando equipamentos de segurança e instalações necessárias. A arte vai ser composta por desenhos de cristais de ametista na sua forma bruta, e para compor a arte, terá uma frase do hino de Lajeado que cita a pedra: “onde brota a ametista”. É a maior arte que já fiz até hoje – contou Ivana.

Já a intervenção proposta pelos artistas Alessandro Cenci e Rômulo Renan Moura, que está sendo realizada no Ginásio SAMB, no bairro Jardim do Cedro, remete a um tipo de pintura rupestre, que tem como base o uso de uma imagem figurativa que lembra a um agrupamento  de pessoas. É o que explica o artista Alessandro Cenci.

– Os trabalhos estão indo bem. Já temos o desenho na parede e agora vamos começar a pintura. O local me pareceu interessante pelo formato e pela localização. Inspirado nos 130 anos de Lajeado, a arte faz referência aos integrantes do povo, sua história, suas comunidades, relações e envolvimentos sociais formadores de todo o legado humano e cultural do qual o coletivo se compõe – explicou Cenci.

Intitulada de “Futuro Sustentável”, a arte principal de Bruna Karolina Schuster Becker no ginásio da Associação de Moradores do Bairro Montanha falta receber os últimos ajustes. Com a árvore de Ipê Amarelo representada no centro da arte minimalista, o desenho proposto por ela remete à importância da leitura, da educação, da arborização urbana e do uso de transporte sustentável.

O 2º Concurso Arte na Cidade conta com o apoio de Tintas Nobre, que forneceu as tintas para a execução das artes. Os selecionados receberam R$ 10 mil para a execução da intervenção nos espaços principais e secundários. Além das intervenções principais, cada artista ou equipe vencedora irá executar obras em outros dois espaços de intervenção artística de menor dimensão, situados no mesmo bairro.

As artes no Muro do Presídio Estadual de Lajeado do artista Samuel Hergesell, e da EMEF Nova Viena dos artistas Lucas e Maiara, que também integram o concurso, já estão finalizadas.

Confira os vencedores e os locais das intervenções:

Local 1: Muro Presídio Estadual de Lajeado – Florestal

Proposta vencedora: Samuel Hergessel (sem título)

Local 2: Ginásio SAMB – Jardim do Cedro

Proposta vencedora: Alessandro Cenci e Romulo Renan Moura (sem título)

Local 3: Associação de Moradores do Bairro Montanha

Proposta vencedora: Bruna Karolina Schuster Becker (Título do projeto: Futuro Sustentável)

Local 4: Muro EMEF Nova Viena – Olarias

Proposta vencedora: Lucas Cristiano Baldissera e Maiara Cristina Leonhardt (Título do projeto: Origens)

Local 5: Centro Esportivo Municipal Mário Lampert – São Cristóvão

Proposta vencedora: Ivana Lazzaron Pereira (Título do projeto: Cidade Joia)