Eventos Destaques Estrela

7ª Estrela Multifeira terá Salão do Turismo e venda de estandes ocorre até 3 de setembro

Mais uma novidade está confirmada para a 7ª Estrela Multifeira. É o Salão do Turismo do Vale do Taquari, que funcionará durante todo o período do evento numa área de 6000 m², paralela ao Salão Comercial e estrategicamente posicionada próximo ao Rio Taquari, no Porto de Estrela.

A comissão responsável pela organização do espaço reuniu-se nesta terça-feira (17) na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) para definir detalhes e encaminhamentos, entre os quais a comercialização dos 31 estandes que vão compor a atração. A participação está aberta a todos os empreendimentos do trade turístico, entre os quais agências, roteiros, empresas de transporte, hotéis e restaurantes. Viabilizado com a parceria do Governo de Estrela, Sebrae e Amturvales, oportuniza a participação com subsídios, podendo as empresas garantirem presença com investimento a partir de R$ 400,00.

Encontro teve a participação de vários representantes do turismo regional. (Foto: Simone Rockenbach)

O prazo para aquisição de espaços no Salão do Turismo vai até 3 de setembro através da Lume Eventos, pelos telefones e whatsapp 3751-2000 e 99807-9403. Segundo o presidente da comissão organizadora, Leandro Kremer, a iniciativa integra um dos objetivos da Estrela Multifeira, que é dar mais visibilidade aos atrativos turísticos do Vale do Taquari e ampliar a visitação, desenvolvendo os negócios, o setor e a economia da região. “Queremos fazer um grande Salão do Turismo. Estamos felizes porque neste momento que o turismo está em evidência na nossa região, a gente conseguiu somar tantas forças, políticas e econômicas, para poder melhorar e incrementar o que já temos”.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carine Schwingel, avalia a importância do Salão do Turismo, “que neste momento é imprescindível levando em conta a

Secretária Carine valoriza a oportunidade de novos negócios para o setor. (Foto: Divulgação)

situação do setor que foi duramente afetado pela pandemia”.

Conforme ela, o desejo é que se possa dar oportunidade de novos negócios, aproveitando a boa fase e também fortalecendo o turismo interno. “Torcemos para que muitas pessoas possam participar,

seja expondo ou visitando. O Salão do Turismo será uma vitrine para os empreendimentos e válida para que também possamos valorizar o que tem perto da gente”.

Presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart revela que a entidade já sonhava há mais tempo com uma atividade neste formato, a qual vai agregar muito. “Temos notícias que comprovam o aumento da procura por destinos de aventura e natureza, como temos aqui”, pontua.

Rossner e Arenhart, da Amturvales, destacam bom momento do turismo. (Foto: Simone Rockenbach)

O dirigente observa que às vezes o empreendedor é acanhado, mas é a hora de se abrir, mostrar o que tem. “As coisas simples e pequenas, quando bem organizadas, fazem a diferença”, assegura. De acordo com o vice-presidente da Amturvales, Charles Rossner, o interior do Vale do Taquari já tem propriedades nas quais o turismo representa 20%, 30% do faturamento. Somado a isso, o fato de que a margem de lucro muitas vezes é maior que a produção leiteira, do fumo ou outros, gerando um retorno maior. “Isso sem falar que o turista está buscando essas opções para visitar. Quem tem dúvidas, nos procure, a gente vai apoiar e dar todo o suporte”, destaca.

A Estrela Multifeira 2021 ocorre de 29 a 31 de outubro e de 05 a 07 de novembro, no Porto de Estrela. O evento é uma realização da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (Cacis) de Estrela em parceria com o Governo de Estrela e Câmara de Vereadores, e conta com os patrocínios confirmados de Lojas Benoit, Sicredi, Charrua – Combustível para sua vida, Forla – Visão do futuro, Certel 65 anos, Conpasul, Launer Química, Redemac Morelli e Nutritec.