Cultura RS RSS Eventos Destaques Estrela

8ª Feira do Livro de Estrela fecha com balanço positivo

A Sbórnia Kontr’atracka” levou público às gargalhadas (Fotos: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela)

Depois de cinco dias de programação, a 8ª Feira do Livro de Estrela – “Para além de ler, ver o mundo” – chegou ao fim na manhã de sábado, quando várias atividades foram realizadas no ginásio da Soges, onde estavam concentradas as livrarias presentes. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), a feira teve balanço positivo. “Fizemos um grande evento literário e cultural. Quem nos prestigiou, tanto na feira como nos espetáculos e palestras, sabe disto”, avalia o secretário de Educação Marcelo Mallmann. Ele destaca a presença de conceituados autores, as centenas de títulos e obras à venda com preços acessíveis, além da interação intensa realizada com os alunos e crianças desde o início do ano, que culminou com a presença deles na feira. “Houve grande participação nas nossas oficinas com os escritores, visitas aos estandes e tudo mais, demonstrando sempre muito interesse em tudo. E este trabalho vai continuar”, enfatiza Mallmann.

Na sexta-feira (05) à noite o público pôde prestigiar o espetáculo “A Sbórnia Kontr’atracka”, com Hique Gomez e Simone Rasslan. A plateia se divertiu com os atores, que em vários momentos apostaram na interatividade com os presentes, inclusive convidando alguns para subirem ao palco. As crianças também participaram. O espetáculo foi encerrado na rua, em frente ao clube, para aplausos de todos. “Que Estrela siga fazendo desta feira um evento cada vez mais forte e marcante dentro do município e região”, comentou Gomez.

No sábado (06), a programação foi aberta com o Sarau Literário da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat). Grandes nomes da literatura regional marcaram presença. Em seguida, foi lançada oficialmente a coletânea “Tenho uma história para te contar”, uma produção da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Paulo Freire. As professoras e idealizadoras do projeto relataram aos presentes como surgiu o projeto e foram produzidos os oito livros infantis, a partir de vivências das crianças do maternal e jardim. Depois foi a vez da autora estrelense Giovana Rigo, de apenas 12 anos, realizar sessão de autógrafos do seu terceiro livro – “Em um encontro inesperado” – que faz parte da coleção “Sarali e a Magia dos Doces”. Homenagens a apoiadores, equipe organizadora e ao patrono Antônio Schimeneck fecharam o evento.

Pessoas de todas as idades saíram da Feira com livros

A Feira do Livro 2018 foi uma promoção do Governo de Estrela através da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Núcleo Cultural de Estrel, tem o financiamento do Pró-Cultura RS-LIC, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS e conta com patrocínio da Tomasi Logística, Movesco, Supermercado STR, Launer Química e AC Müller. Mais detalhes, fotos e vídeos na fanpage Feira do Livro de Estrela.

Texto: Ascom Estrela