Rural - Agricultura Colinas

9ª Encontro de Agroecologia é marcado por troca de sementes crioulas e PANC´s

Evento é tradicional em Colinas e reuniu público expressivo

Na última quarta-feira, dia 12 de junho, o município de Colinas promoveu mais um edição do Encontro de Agroecologia. Na oportunidade também ocorreu a troca de sementes crioulas e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). O objetivo do evento foi estimular a preservação da biodiversidade local, assim como resgatar o uso de alimentos que fazem parte da nossa cultura. A iniciativa foi promovida pelo escritório municipal da Emater-RS/Ascar, com apoio da Administração Municipal.

A atividade iniciou com apresentação sobre as PANCs, chamando atenção das propriedades da planta ora-pro-nóbis, seus benefícios, cultivo e como usar. A responsável pela exibição foi a extensionista social da Emater-RS/Ascar, Cleide Gutierrez. “As plantas alimentícias não convencionais estão por todos os lugares e oferecem nutrientes importantes à alimentação humana. Para que possam ser aproveitadas devidamente, se faz necessária a correta identificação e preparo para a garantia de uma alimentação segura”, sustenta.

A segunda parte do evento ficou a cargo da Associação de Mulheres Colinense que apresentou receitas como pães, pizza, bolinho e patê com a utilização da ora-pro-nóbis. O fechamento da atividade foi com a troca de sementes, talos e mudas trazidos pelos participantes, momento de conhecimento, criatividade, comunhão e cultura. “Essas sementes trazem uma história e traz também toda uma adaptação com o local onde ela é produzida, a discussão das sementes crioulas é a liberdade. Ter autonomia para plantar e colher, saber o que se está colhendo, com saúde”, reforça a extensionista.

Além de produtores, comunidade e demais convidados, prestigiaram o evento a Vice Prefeita Regina Sulzbach, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Jaqueline Scottá; secretário municipal da Agricultura, Marco Aurélio Rohr; Hohr, e a vereadora Geni Scherer.

 

 

Foto: Divulgação
Assessoria de Imprensa de Colinas