Saúde Arroio do Meio

9º Encontro de Sementes Crioulas aborda o valor nutritivo dos alimentos

Nutricionista do Município reforçou a importância da alimentação saudável (Foto: Maica Viviane Gebing)
Nutricionista do Município reforçou a importância da alimentação saudável (Foto: Maica Viviane Gebing)

Com o tema “O valor nutritivo dos alimentos”, o 9º Encontro de Sementes Crioulas reuniu cerca de 120 pessoas na quarta-feira (25), no salão Paroquial, no Centro de Arroio do Meio. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal da Agricultura, Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Grupos de Agricultores Ecologistas de Forqueta, Comunidades Católica e de Confissão Luterana, Comissão Pastoral da Terra e Ecobé. O evento contou com a participação de representantes da Região e da Serra Gaúcha, além de simpatizantes naturais do México e Alemanha, que estão temporariamente no Município.

Na abertura conduzida pelo engenheiro agrônomo da Emater, André Müller, o Prefeito Sidnei Eckert elogiou o trabalho das pessoas envolvidas com agricultura familiar e produção orgânica. “Há quase duas décadas vocês acreditam e trabalham por essa causa, que hoje é discutido à nível mundial”, afirma. Na sequência, o Pastor Valmir e o Padre Afonso realizaram uma bênção ecumênica das sementes, alertando para o consumo de produtos geneticamente modificados.

A tarde seguiu com a palestra da nutricionista responsável pelo cardápio alimentar das escolas do Município, Joice Johann Bordignon, que abordou a importância da alimentação saudável, consumo de alimentos orgânicos e perigos do uso de agrotóxicos. Depois da palestra, os participantes relataram suas experiências, trocaram sementes e degustaram alimentos à base de sementes crioulas.

Pelo primeiro ano no encontro, o comerciante Frederico de Amorim Carvalho, participou para adquirir conhecimento sobre o assunto, novas sementes e pessoas envolvidas na causa. Intercalando residências urbana e rural, mantém uma horta caseira e é adepto à alimentação saudável, com consumo prioritário por alimentos integrais e ecológicos, sem uso de agrotóxicos. “Além da horta que temos em casa, adquirimos produtos naturais na feira do produtor, colhe e pague de Forqueta e outras feiras de produtos naturais”, afirma.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Arroio do Meio