Artigos - Desenvolvimento Rural

“A EMATER e sua atuação no desenvolvimento rural no RS” este é o artigo do técnico da Emater Higor Barcelos

Emater
Técnicos da Emater

A extensão tem importância fundamental no desenvolvimento rural, e a assistência técnica é a ferramenta que leva tecnologia e apoio operacional para as propriedades rurais, alavancando o progresso das cadeias produtivas da região.

No Rio Grande do Sul, existem vários agentes importantes na execução da extensão rural, como: STRs, Secretarias municipais e estadual, cooperativas, universidades, entre outros. Porém, desde seu surgimento em 1955 a ASCAR e posteriormente a EMATER, é a instituição que atua diretamente no rural prestando serviços planejados e continuados de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERS).

Com a missão de promover o desenvolvimento rural sustentável no estado do Rio Grande do Sul, sua atuação se faz presente em 494 dos 497 município do RS. Para tanto, a instituição conta com um quadro, com mais de dois mil funcionários, assistindo cerca de 250 mil famílias do estado.

As tarefas do quadro funcional da empresa incluem a capacitação dos agricultores e jovens rurais, assistência técnica como auxílio na produção e a identificação de saneamento básico como instrumento de saúde pública, ações que promovem proteção à saúde das populações e à preservação do meio ambiente.

A agenda diária coloca em prática um conjunto de ações educativas e concretas que resultam no abastecimento de água para consumo humano, na disposição adequada dos esgotos domésticos e dos resíduos sólidos das propriedades rurais, e iniciativas que asseguram a segurança alimentar dos públicos assistidos, entendida principalmente como a produção de alimento na propriedade.

A instituição pensa em desenvolvimento sustentável na perspectiva da cidadania sem desconsiderar a necessidade de resgate da autoestima da população. E entende que é na conquista do respeito próprio e no resgate da autoestima que homens, mulheres, jovens, idosos e crianças do meio rural descobrem possibilidades coletivas de trabalho permanente por uma vida melhor, mais solidária e fraterna.

No Vale do Taquari, a EMATER está presente nos 36 municípios, comprometida no progresso do desenvolvimento rural, com sustentabilidade e bem estar social da região.

Higor Barcelos – Extensionista Rural
Escritório Municipal de Encantado