Artigos - Saúde e Bem-estar

“A importância da Dança na vida das pessoas” – por Marlisa Sartori Bratti

Marlisa Bratti (Foto: Divulgação)

Já reparou o que acontece quando você ganha um presente que tanto queria, seu time faz um gol ou recebe uma notícia que lhe deixa muito feliz? Pula de alegria, não é? Você faz isso porque está obedecendo a um ritmo interno, e seu corpo se movimenta para expressar esse sentimento.

Assim surgiu a dança: pela necessidade de o homem pôr para fora suas emoções. Antes de procurar se comunicar com palavras, as pessoas já se expressavam com movimentos corporais.

Por isso, a dança é considerada a mais antiga das artes, e talvez a mais completa também, pois quem dança ao mesmo tempo cria um movimento e o expressa através do próprio corpo. E não é só isso! A dança sempre teve grande presença e importância na vida do homem, pois o acompanha ao longo da sua história – desde os rituais dos povos primitivos, passando por acontecimentos sociais e religiosos, e influenciando até nas festas dos dias de hoje, como o carnaval, por exemplo.

Ela se expressa em corpos perfeitos, elegantes, seguros, mentes desinibidas, arrojadas e criativas. Dançar causa uma sensação de alívio, de bem estar, de alegria, no entanto é complexo conseguir através de palavras explicar como a expressão corporal nos pode trazer tantos benefícios.

Cada passo, cada movimento, transporta nossas sensações, nosso estado de espírito e pode determinar a facilidade com que transpomos certos obstáculos. Os benefícios da dança são inúmeros e podemos citar: correção de problemas posturais, joelhos para dentro, pés chatos, desenvolvimento da capacidade cardio respiratória, ajuda a garantir a independência funcional do indivíduo através da manutenção da sua força muscular, principalmente de sustentação de equilíbrio, potência aeróbica, movimentos corporais totais e mudanças do estilo de vida.

Em se tratando de crianças, essas correções são de extrema importância, pois elas já se desenvolverão física e psicologicamente aprendendo tudo isso.

Marlisa Sartori Bratti
Instrutora de Dança