Artigos - Educação

“A Importância da Inteligência Emocional na sua Vida” – por Luciano Fontana

Luciano Fontana (Foto: Divulgação)
Luciano Fontana (Foto: Divulgação)

O tema é tão importante que deveria ser matéria obrigatória nas salas de aula de crianças, adolescentes e adultos do sistema de ensino brasileiro. “Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens”, já dizia Pitágoras 570 anos a.C.. Se soubermos desenvolver nossa Inteligência Emocional, é provável que teremos menos “castigos” ao longo de nossa vida.

Podemos definir Inteligência Emocional como sendo “a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles” (Wikipédia).

Uma pesquisa feita em 2015, pela revista Você S/A, revelou que 87% das demissões se dão por problemas comportamentais e apenas 13% por problemas técnicos. Ou seja, as pessoas perdem o emprego por não saberem lidar com a pressão por resultados, por falta de autoconhecimento e autocontrole, por resistirem a mudanças e por não saberem administrar o estresse diário.

Desenvolver a nossa Inteligência Emocional é essencial para produzirmos mais e melhor, com maior qualidade de vida e satisfação pessoal. Mas, e como podemos desenvolver a nossa Inteligência Emocional? Só conheço uma forma: se interessando verdadeiramente pelas pessoas, e isso inclui você. Primeiramente, precisamos conhecer a nós mesmos profundamente, admitir nossos defeitos e reconhecer nossas qualidades, nos amarmos como seres humanos, para depois buscarmos entender e compreender as pessoas de nosso convívio.

Não é fácil, mas é muito necessário. É um exercício diário, que traz uma recompensa fantástica e que te transforma numa pessoa muito melhor. Se queremos que a sociedade melhore, que nos apresente mais soluções do que problemas, precisamos primeiro, sermos pessoas mais evoluídas.

Se você ficou interessado pelo tema e gostaria de entender mais sobre os benefícios da Inteligência Emocional para sua vida, lhe convido a participar da palestra sobre Programação Neurolinguística que acontece amanhã, dia 18/08, às 19h na Lume Centro de Educação. O ingresso é 1 kg de alimento não perecível.

Caso queira conversar um pouco mais sobre o assunto, mande um e-mail (luciano@lumeoline.com.br). Terei o prazer em lhe responder e trocar novas ideias. Um forte abraço e até a próxima.

Luciano Fontana
Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2005); Formado em Gestão e Liderança pela Escola de Executivos e Negócios do Instituto Albuquerque (2010); Formado em Professional and Self Coaching, Leader Coach e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, com quatro certificações internacionais (Behavioral Coaching Institute – BCI, International Association of Coaching – IAC, European Coaching Association – ECA e Global Coaching Community – GCC (2012)). Pós Graduado em Gestão Educacional pela UNISEB (2015). Empresário e Sócio – Fundador da Lume Centro de Educação Profissional, com experiência de mais de 11 anos atuando nas áreas de Liderança, Gestão de Pessoas e Equipes, Vendas, Administração e Finanças. Com mais de 700 horas em cursos e treinamentos de aperfeiçoamento comportamental e profissional.