Artigos - Desenvolvimento Rural

A importância de consumir produtos da Agricultura Familiar – por Thaís Benincá

Thaís Benincá (Foto: Arquivo Pessoal)

No artigo de hoje o Arranjo Produtivo Local das Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari – APL AF VT, por meio da Auxiliar Técnica Thaís Benincá, fala sobre a importância de consumir produtos da Agricultura Familiar.

Você sabe o que é Agricultura Familiar? Um fato bastante importante de se saber é que a mesma é responsável pela produção de 70% dos alimentos que são consumidos pelos brasileiros.

A agricultura familiar é realizada por um grupo de pequenos e médios proprietários rurais, no qual os membros das famílias se dedicam nas suas propriedades para produzir alimentos nos mais diversos segmentos com uma produção bastante diversificada. Essa produção garante a população brasileira acesso contínuo de diferentes tipos de alimentos durante todo o ano.

A agricultura familiar também têm o objetivo de caracterizar o território com a produção de alimentos típicos da região preservando assim as tradições familiares e culturais do mesmo. Nesse contexto, aquele doce cremoso de fruta com gostinho de casa de vó popularmente conhecido como “chimia” na nossa região, o pão produzido no forno de barro assado na palha de milho, o queijo colonial produzido e beneficiado por agroindústrias de origem animal e outros mais diversos tipos de alimentos produzidos por esses grupos de pequenos e médios agricultores são de grande importância para a economia local e do país como um todo. A agricultura familiar também auxilia na manutenção do agricultor no campo, diminuindo assim o êxodo rural.

Uma outra vantagem de consumir produtos da Agricultura Familiar é que os mesmos não recebem uma grande quantidade de agrotóxicos, dando acesso aos consumidores a alimentos mais frescos e com teor nutricional mais alto em relação aos produtos que são produzidos em larga escala industrial. Utiliza também práticas ambientais mais sustentáveis em função da produção em pequena escala, não agredindo com alto impacto o meio ambiente.

E então, com todas essas vantagens você ainda tem dúvida em preferir consumir produtos da Agricultura Familiar?

Pratique esse hábito, visite as feiras de produtores e as agroindústrias em seus municípios, consuma produtos da Agricultura Familiar, além de ajudar os agricultores que estão trabalhando nessa cadeia você ainda contribui para a sua saúde consumindo produtos mais naturais e menos processados. Ajude a fortalecer ainda mais esse setor tão importante na região.

Thaís Benincá  é Graduanda em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Auxiliar Técnica do APL Vale do Taquari.