Artigos - Geral

A importância do autoconhecimento para ter sucesso em processos seletivos – por Márcia Senh

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, dinâmico e exigente, o autoconhecimento, o alinhamento entre vida pessoal e profissional facilita para as pessoas estabelecerem projetos baseados como satisfação e sentido, o que gera mais resultados para ela e para a instituição na qual está inserida.

O autoconhecimento faz com que a pessoa se conheça e desenvolva as suas competências técnicas e comportamentais, buscando desenvolvimento e crescimento constante. Conhecer-se, saber o que quer e principalmente o que buscar para agregar na sua carreira e no seu processo de desenvolvimento, permite aos candidatos mais assertividade e um maior aproveitamento ao participar de processos seletivos. A pessoa que se conhece, foca suas energias em seus pontos fortes e trabalha os que precisam ser desenvolvidos.

Conhecer a si mesmo é tão importante quanto conhecer a empresa. Buscar alinhar os objetivos e valores individuais com os objetivos e valores da empresa na qual se pretende ingressar como colaborador é de suma importância para uma maior performance na seleção.

O profissional que se conhece está constantemente em busca de equilíbrio emocional, não fica no extremo do pessimismo ou do otimismo, seu foco está na solução e não no problema. Quando a pessoa sabe o que quer, a participação em processos de seleção promove uma grande reflexão e análise das suas carreiras, ou seja aproveita estas oportunidades para refletir sobre o que é necessário ser feito para ter mais êxito na carreira e nas próximas seleções.

Há muitos profissionais que não sabem muito bem o que querem. Ter clareza do que ser que é um passo importante no momento do processo seletivo. As empresas querem fazer mais com menos e buscam pessoas com mais habilidades e que entreguem mais resultados.

É muito importante que candidato dedique um tempo para se conhecer melhor, observar suas habilidades, reconhecer suas competências e o que precisa ser desenvolvido.

Caso decida investir no processo de autoconhecimento, é aconselhável buscar profissionais qualificados como psicólogos ou coachs, eles ajudarão você nessa viagem interior, e com certeza lhe trará muitas descobertas!

“Aquele que conhece os outros é sábio. Aquele que conhece a si mesmo é iluminado.” Lao Tsé

Ótima semana!!

Márcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas.