Artigos - Geral

A importância dos Objetivos e Metas na nossa vida – por Márcia Sehn

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

A necessidade constante de mudanças na vida pessoal e profissional, visando sempre melhores resultados, é uma realidade nos dias atuais. Saber onde estamos e para onde queremos ir são fatores fundamentais, para entrarmos em ação e promover a transformação necessária, para o alcance dos nossos objetivos.

Estabelecer metas e objetivos também é importante porque condicionam todos os nossos pensamentos para suas realizações É fácil observar isto: quando você decide comprar um carro de determinada marca, não parece que todos tiveram a mesma ideia? Em todos os lugares aparece um idêntico. Isto não significa que muitos resolveram começar a comprar o mesmo carro. Apenas seu cérebro está focado neste objetivo e presta mais atenção.

Mas qual a diferença entre objetivos e metas?

Objetivos é onde você quer chegar, o resultados final. Como você estará ao final da sua jornada. O que você pretende alcançar. Já as metas são os passos que você irá percorrer para atingir o seu objetivo.

Compartilho 4 dicas que contribuem para definição dos objetivos:

  1. Escreva o objetivo de forma específica e em algo positivo.

Quanto mais detalhado for o objetivo, melhor será a compreensão e maiores a chance de ser atingido. Expresse de forma positiva (O que você quer?), como por exemplo: Não quero perder dinheiro, então “perder dinheiro” preocupará sua mente. A meta positiva seria “quero ganhar dinheiro”. Especificar as metas ajuda focar toda a sua atenção e pensamentos no resultado desejado.

  1. Determine um tempo para alcançá-los

Lembre-se de definir o prazo, até quando o objetivo deve ser realizado. Se for necessário um prazo longo, estabeleça metas a serem executadas em tempo menor até o objetivo maior.

  1. Identifique seus recursos

É preciso identificar quais os recursos você precisará para atingir o objetivo, como por exemplo, tempo, dinheiro, energia, habilidades, equipamentos, etc.  Caso tenha a falta de um dos recursos, talvez seja necessário criar uma meta anterior para possibilitar atingir o resultado almejado. É importante saber exatamente o que já tem, do que precisa e onde obter.

  1. Elabore um plano de ação

Liste todos os passos necessários para que cada meta seja concluída. Registre no plano de ação todas as atividades necessárias para concretizar seu objetivo. Você pode fazer isso na forma de mapa mental, com imagens, um cronograma, enfim, como você quiser, contanto que registre seus objetivos e metas.

O que vai materializar os seus objetivos é a ação. Então mãos à obra! Uma vez escritas as metas, comece a agir imediatamente torná-las reais.

Marcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas.