Esporte Eventos Destaques Estrela

A mais de 70 km/h ladeira abaixo

Etapa em Estrela será realizada nas ladeiras do Jardim das Pedras

Stone Garden Downhill será realizado neste domingo nas ladeiras do Loteamento Jardim das Pedras, em Estrela

Já conhecida pela diversidade de eventos esportivos, inclusive aqueles onde se alia velocidade e adrenalina, Estrela dará mais uma oportunidade de o público se divertir. Será realizada domingo (13) o Stone Garden Downhill. A modalidade que consiste basicamente na descida de uma ladeira sobre um skate poderão proporcionar velocidades superiores a 70 km/h. A promoção da 2P Downhill em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) será realizada nas ladeiras do Loteamento Jardim das Pedras, das 8h às 17h, sem interrupção ao meio-dia. São esperados entre 80 e cem atletas. Etapa será seletiva à final do Campeonato Brasileiro, agendado para o fim de novembro em Monte Alegre do Sul, em São Paulo.

De acordo com o organizador, Moises Felipe Blume, o nome “Garden” faz justamente referência ao loteamento Jardim das Pedras, localizado no Bairro Cristo Rei, que por suas características já foi palco de outros eventos similares, entre eles o Festival de Carrinho de Lomba de Estrela. “No caso do nosso downhill, tem caráter competitivo, onde a meta é passar por todos os obstáculos possíveis no menor tempo possível’, explica Blume, que também é praticante. Os obstáculos a que se refere Blume são as curvas do circuito. Este será constituído de retas e quatro curvas, com largada do ponto mais alto do Jardim das Pedras, na Rua das Esmeraldas, e chegada ao fim da Rua Mathias Ruschel Sobrinho.

Vale do Taquari já é referência na modalidade, tendo uma das etapas realizadas em Teutônia

Serão cinco categorias: open, master, feminino, amador, luge e iniciante. Apesar de a competição já ter atletas fixos, inclusive representantes de Santa Catarina e Paraná, serão aceitas inscrições antecipadas e também na hora visando novas participações. Contudo, antes das provas serão realizadas vistorias nos equipamentos para minimizar a possibilidade de acidentes e garantir a segurança de competidores e do público. “Nesta modalidade, entre tantas outras possíveis de serem realizadas com skates diversos, visamos justamente alcançar a maior velocidade, e por isso são exigidos aparatos de segurança tanto de atletas, como roupa de couro, capacete fivelado e skates especiais, não os convencionais.” Inscrições e mais informações pela fanpage do evento Stone Garden Downhill (https://www.facebook.com/events/1342016469287583/) e pelos telefone 99950-8164 e 99784-3071.

De acordo com Blume, a modalidade já registrou de forma oficial 119 km/h, em Teutônia. “O Vale do Taquari já é referência na modalidade, e exemplo foi a realização do Downhill em Teutônia, que em maio teve etapa na ladeira da Lagoa da Harmonia, considerada a mais rápida e temida do mundo, e registrou a presença de competidores de mais de seis países naquela pista, onde chegamos a esta velocidade”, diz. “E Estrela tem tudo para entrar na rota desses atletas que primam por essa união de esporte, adrenalina e esporte, apesar do circuito daqui, que terá curvas mais acentuadas, não permitir velocidades máximas”, cita ele, ao lembrar que as vias e cordões terão fardos de fenos para proteger tanto os atletas como o público que irá prestigiar as descidas. “Acima de tudo queremos divulgar e popularizar, com segurança e organização, a modalidade. Farroupilha será palco de uma terceira etapa, ainda este mês.

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: divulgação e arquivo
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela