Saúde Encantado RSS

AAPECAN realiza plantão social em Encantado

A equipe técnica da Associação de Pessoas com Câncer (Aapecan) de Bento Gonçalves estará em Encantado na quarta-feira, dia 28, para realizar plantão social. A iniciativa visa acolher e cadastrar novos usuários na cidade. Todas as pessoas que têm diagnóstico de câncer e que ainda não são cadastradas à Aapecan, podem se cadastrar neste dia, entre 13h e 16h, na Secretaria da Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social. A entidade presta auxílio e apoio a pessoas que com a doença.

Documentação

Para se cadastrar e receber auxílio da Aapecan é necessário portar a carteira de identidade do paciente e das demais pessoas que residem com ele, CPF, cartão SUS ou do plano de saúde, comprovante de renda do paciente e do grupo familiar, comprovante de residência e laudo médico com o CID de doença oncológica.

Quem é a AAPECAN?

É uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, criada de acordo com a Lei Federal nº. 9790/99, com sede e foro no município de Porto Alegre/RS. Possui 13 unidades, das quais nove também são Casas de Apoio localizadas em Caxias do Sul, Uruguaiana, Camaquã, Pelotas, Bento Gonçalves, Farroupilha, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Porto Alegre, Rio Grande, Ijuí, Bagé e Lagoa Vermelha. Assim, a entidade fortalece seu compromisso de dar apoio e suporte tanto aos usuários como a suas famílias. Os pacientes oncológicos merecem proteção especial, pois vivenciam vulnerabilidades físicas, psíquicas, e materiais. A partir da assistência oferecida pela Aapecan, o usuário terá suas necessidades básicas supridas, desse modo ele sentir-se-á assistido e valorizado, aliviando assim, a “síndrome do câncer”. A Aapecan está aberta a parcerias, pois acredita que a sociedade organizada pode fazer muito mais pelo social.

Texto: Ascom Encantado