Cultura Estrela

Aberta Semana da Pátria de Estrela

Hasteamento das bandeiras e execução dos hinos ocorreram na Praça Menna Barreto

Solenidade na manhã desta segunda-feira contou com chegada do fogo simbólico e apresentações

Uma cerimônia bastante prestigiada abriu, na manhã desta segunda-feira (02), a programação da Semana da Pátria do município de Estrela. Apresentações musicais, hasteamento das bandeiras e a chegada do fogo simbólico diante de alunos, autoridades e público em geral na Praça Menna Barreto, no centro da cidade, marcou o primeiro dos cinco atos cívicos que celebrarão a data até o próximo dia 7.

A abertura oficial contou com a presença de alunos representantes das três redes de ensino: o colégio particular Santo Antônio (CSA), a Escola Estadual de Educação Básica Vidal de Negreiros e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Ruth Markus Huber. Autoridades municipais e líderes de entidades também prestigiaram o ato. Entre as presenças, os secretários municipais Marcelo Braun, Jônatas dos Santos, Marcelo Mallmann e José Itamar Alves; servidores municipais; o presidente do Poder Legislativo, Felipe Schossler e o vereador Gilberto Fensterseifer. Também representantes do Lions Clube e do Rotary Club, da Vovolândia, STR Estrela, La Salle, Emater, Comunidades Evangélica, Católica e Brigada Militar.

O fogo simbólico foi conduzido pelo sargento Tiago Luis da Silva e a aluna do CSA, Vitória Schmitt. Foram convidados a hastear as bandeiras o secretário da Cultura e Turismo (Secultur), Marcelo Braun, a juíza da 1ª Vara Judicial da Comarca de Estrela e Diretora do Foro, Débora Gerhardt de Marque, e o presidente da Câmara Municipal, Felipe Schossler. A Banda de Estrela executou os hinos nacional e riograndense. “Trata-se de uma data que usamos para comemoramos nossas conquistas, nossos direitos, mas também deve servir para refletimos sobre nossos deveres na busca de uma pátria cada vez melhor”, destacou o secretário de Administração e Recursos Humanos, Jônatas dos Santos, nos pronunciamentos oficiais. O presidente da Câmara, Felipe Schossler, completou. “Celebramos a nossa pátria, presente de diversas maneiras na rotina de todos, mas precisamos estar conscientes de que devemos, individualmente fazer nossa pequena parte, e darmos as mãos para, coletivamente, obtermos melhores resultados na construção de um país melhor.” A primeira solenidade foi encerrada com apresentações do canto coral da Emef Professora Ruth Markus Huber, regidos pela professora Zuleica Rambo.

Serão realizadas também horas cívicas nesta terça-feira (03), com participação de alunos e da Banda Marcial da EEEB Vidal de Negreiros; dia 4, com a presença da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Moinhos; dia 5, com as escolas municipais Pedro Jorge Schmidt, do Distrito da Delfina, e Arnaldo José Diel, de Linha Lenz; e no dia 6, com o Grupo Instrumental do Vidal de Negreiros. Os atos estão agendados sempre às 8h, igualmente na Praça Menna Barreto. Em alusão às comemorações da independência do Brasil, a prefeitura, por meio da Secultur, também ornamentou alguns pontos da cidade. A Avenida Rio Branco recebeu bandeiras verdes e amarelas, que serão colocadas também no calçadão da Rua Fernando Abott.

 

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Rodrigo Angeli
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela