Cultura Destaques Lajeado

Abertas as inscrições para o 1º Concurso Arte na Cidade para intervenções urbanas

O 1º Concurso Arte na Cidade – Intervenção Artística em Espaços Urbanos está com as inscrições abertas. O edital foi lançado na noite de terça-feira (24/09), no Teatro da Univates, durante o 3º Arte na Universidade. O concurso irá selecionar propostas de intervenção artística para dois espaços públicos de Lajeado. O 1º Arte na Cidade é promovido pela Prefeitura de Lajeado, em parceria com o Sesc Lajeado e a Univates.

O evento contou com a participação do titular da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Rodrigo Reckziegel, da gerente do Sesc Lajeado, Betina Durayski, e do professor e coordenador do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Univates, Leonel José de Oliveira. O concurso tem caráter artístico-cultural, é aberto à participação da comunidade em geral e tem como tema “Arte urbana – humanizando a cidade”.

O edital já está disponível no site da Univates e pode ser acessado aqui. Serão escolhidos cinco projetos artísticos de intervenção urbana, que serão realizados em dois pontos de entrada na cidade: no viaduto da BR-386 com a Avenida Senador Alberto Pasqualini (duas intervenções, sendo uma em cada uma das muretas laterais da parte debaixo do viaduto) e na ponte seca, onde a BR-386 passa sobre a Rua Bento Rosa (três intervenções, sendo uma em um lado dos pilares, no outro lado e a terceira na parte central).

A Prefeitura de Lajeado e o Sesc Lajeado, na condição de entidades promotoras, viabilizaram a realização do concurso, que terá como organizador o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, com apoio técnico de equipe formada por docentes e discentes dos cursos de Design, Design de Moda, Fotografia, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Social e Área de Artes da mesma instituição.

As propostas serão avaliadas por uma comissão e as intervenções escolhidas serão realizadas em março de 2020.

 

 

Fotos: João H. Corbellini
Assessoria de Imprensa de Lajeado