Cultura Eventos Teutônia

Aberto o 9º Festival Estadual Nossa Arte das Apaes

Até esta quarta-feira (15/05), as atenções do Rio Grande do Sul se voltam para Teutônia. Já está em andamento o 9º Festival Estadual Nossa Arte, que reúne alunos de Apae’s de 60 cidades, com 780 pessoas confirmadas para participar da programação que será na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (Associação da Água).
O evento foi aberto no início da noite desta segunda-feira (13/05), com o desfile dos representantes delegações participantes. Cada Apae levou duas pessoas para a quadra e pintou a mão em um quadro, “que permanecerá na nossa Apae para jamais esquecermos deste belo evento”, explicou o presidente da Apae Teutônia, Celso Aloísio Forneck.
A abertura contou com a participação especial da Orquestra de Teutônia, que fez show de 35 minutos na recepção dos convidados. Durante a cerimônia, os músicos tocaram o Hino Nacional e o Hino Riograndense, além de uma valsa, que foi dançada por seis alunos da Apae de Teutônia.
O presidente da Federação das Apaes, Afonso Tochetto, enfatizou o empenho das 205 Apaes para “entregar o melhor de nós, para garantir que todos se sintam realizados e felizes, para demonstrar que a inclusão social é possível”. Ele ainda apontou com as prefeituras gaúchas são as maiores parceiras e colaboradoras das Apaes para assegurar um atendimento de qualidade.
O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, acredita que “todos sairão daqui pessoas melhores. Teutônia sempre buscou a inclusão e será a casa de vocês nestes dias”.
A presidente do Legislativo de Teutônia, Keetlen Link, aponta o protagonismo dos apaeanos. “Vocês fazem o show pela educação e cultura. E a principal arte que produzem é a arte de ser feliz”, assegura. Também se manifestaram os auto defensores da Federação das Apaes, Diana Rossi e Gilsinei da Rosa, pedindo que todos aproveitassem ao máximo o festival.
Após a cerimônia de abertura, a Banda Happy Brass Show recepcionou e conduziu a todos do ginásio para o salão social, onde transcorreu o Baile de Integração.
Disputas nesta terça e quarta
Nesta terça e quarta-feira durante o dia, acontecem as competições, cada turno reservado para uma diferente modalidade artística. A dança na terça pela manhã, a partir das 8h. À tarde, será o momento do folclore. Na quarta-feira pela manhã o público poderá assistir artes musicais e à tarde artes cênicas. O ingresso é gratuito.
Além disso, durante a programação, acontecem as exposições de artesanato e o salão de artes visuais e artes literárias, que também serão avaliados pelo júri. Ao final da tarde de quarta, inicia a solenidade de premiação e reconhecimentos. O evento, realizado a cada três anos, serve de etapa classificatória para a etapa nacional, que acontecerá em novembro deste ano, em Manaus/AM.
O 9º Festival Estadual Nossa Arte das Apaes é uma realização da Federação das Apaes do Rio Grande do Sul e da Apae de Teutônia. Conta com o patrocínio de Sicredi, Languiru, Certel, Fruki, Tri Legal Tchê, Renan Vogel Eventos e Prefeitura de Teutônia.
Assessoria de Imprensa