Páscoa Estrela

Aberto o Bazar do Artesanato de Páscoa de Estrela

A 26ª edição da exposição comercial iniciou na manhã desta sexta-feira e se estende até domingo

Ninhos de palha; cenouras de pano; e claro, coelhos, muitos, de variados modelos e matérias-primas. Apenas algumas variedades das centenas de produtos que 43 expositores já estão oferecendo no 26º Bazar do Artesanato de Páscoa, promovido pela Associação dos Artesãos de Estrela (Estrelart) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur). A feira foi aberta na manhã desta sexta-feira (05) e se estenderá até domingo, no salão social da Soges, no Centro. Entrada franca.

 

Artesãos da Estrelart, da Casa do Artesão e também de outros municípios – entre eles Lajeado, Venâncio Aires, Arroio do Meio, Porto Alegre, Novo Hamburgo e, pela primeira vez, de Crissiumal, oferecem aos visitantes os mais diversos produtos alusivos à data. Mas não exclusivamente. Também podem ser comprados artigos como pintura em gesso, bolsas artesanais, brinquedos pedagógicos, mandalas em vidro, minijardins, enxovais de bebê, porta-joias,brinquedos de madeira, arte em mosaicos e arte francesa, velas artesanais, biscuit entre tantos outros. O bazar ficará aberto nesta sexta (05) e sábado (06), das 9h às 19h, e no domingo (07), das 9h às 18h.

 

A abertura oficial contou com apresentação do Coral do Caps. O secretário de Obras, Cristiano Nogueira da Rosa, representou o Governo Municipal na cerimônia. Ele destacou a força do artesanato local, e a qualidade dos produtos comercializados. A atual presidente da Estrelart, Simone Wolker, frisou a importância da união e empenho dos artesãos para que o Bazar e a classe sigam em crescimento.

 

Carine Weber (29) é de Crissiumal. Vem pela primeira vez a Estrela para expor alguns de seus produtos. “Trouxe bolsas em tecidos, outras feitas com materiais reutilizados. Tenho artigos relacionados à Pascoa, mas optei não trazê-los para valorizar e respeitar os artesãos locais, que foram muito receptivos e cujas criações são lindas”, diz a artista. Mariane Abech (54), de Lajeado, foi uma das primeiras a visitar o bazar. “Vim para prestigiar a meu irmão, que toca no Coral do Caps, e para olhar tudo. Na verdade venho todos os anos, mas desta vez aproveitei para vir antes e não deixar escapar os mais bonitos, pois alguns acabam logo”, revela. “A feira está linda, muito mais aconchegante e organizada aqui no salão social do que no ginásio”, frisa ela. O espaço conta com climatização, acessibilidade e “espaço kids”. Durante o evento haverá a participação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela. Já o cantor Clairton Carvalho vai se apresentar nos três dias do bazar, sempre às 17h. Haverá o sorteio de uma cesta de Páscoa entre todos os clientes que adquirirem qualquer valor durante o bazar.

Texto: Rodrigo Angeli
fotos: André Silva
Prefeitura de Estrela