Alimentação Geral Muçum

Abertura da Colheita da Uva acontece na manhã do dia 22

Comercialização de diversas variedades de uva, tradicionalmente, mobiliza moradores de Muçum e Região.

A Abertura da Colheita da Uva está de volta neste ano. O evento acontece no próximo dia 22, domingo, a partir das 08h, na Praça Matriz. Além da tradicional exposição da fruta, onde o visitante poderá conferir em torno de 20 variedades devidamente identificadas, haverá a comercialização de uvas de mesa das espécies Gethe, Niágara Rosada, Niágara Branca, Isabel Precoce e Concord Clone 30 da Embrapa.

Em paralelo, haverá a comercialização de artesanatos, frutas, hortaliças, caldo de cana e derivados da cana-de-açúcar. Nesta edição, a novidade é a presença da agroindústria Relvadense, que comercializará copa, torresmo e salames. O evento é organizado pela Administração Municipal, através das pastas de Agricultura e de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, e a Emater/RS – Ascar.
Neste ano, a expectativa é que, entre variedades de mesa e para suco ou vinho, sejam colhidas cerca de 450 toneladas da fruta. Muçum é um dos primeiros municípios do Estado a colher e comercializar a uva. Devido ao microclima favorável a produção na Princesa das Pontes se antecipa em relação a regiões como a Serra Gaúcha, o que possibilita que produtores agreguem preço na hora da venda. “Nossas videiras estão em uma região mais quente, próximo ao Rio Taquari e há 80 metros acima do nível do mar. Estes são fatores que favorecem uma entressafra”, explica o técnico da Emater, Jairo Belini.
A produção que se distribui pelas linhas Alegre, 13 de maio, Brás Charleo, Barra das Contas, 28 de Setembro, 20 de Setembro e Dom Felipe de Nadal, soma mais de 34 hectares.
Foto: Comercialização de diversas variedades de uva, tradicionalmente, mobiliza moradores de Muçum e Região.
Créditos: Luís Gustavo Bettinelli
Assessoria de Imprensa de Muçum