RS RSS Obras Muçum

Abertura de novos poços ocorre em função da evolução do setor primário

Perfuração na Linha São Luiz, uma das comunidades que apresentam demanda de aumento no abastecimento (Foto: Divulgação)

Há cerca de 30 dias, funcionários do Governo do Estado fazem a perfuração de novos poços artesianos em Muçum. A comunidade Nossa Senhora das Dores foi a primeira contemplada. Na Linha São Luiz, o trabalho deve chegar ao fim na próxima semana, caso não haja nenhuma intempérie climática. As próximas localidades beneficiadas pelo trabalho devem ser Linha Brás Charleo, Linha 13 de Maio e Linha Alegre.

A Administração Municipal se responsabiliza pelo pagamento do combustível usado nas operações, assim como com a hospedagem dos funcionários. A estimativa é que, após a perfuração dos poços e outros investimentos necessários, estes estejam em pleno funcionamento até o final do ano.

O prefeito Lourival de Seixas conta que algumas comunidades já tiveram que conviver com a falta de água algumas vezes, sendo a situação desagradável, ônus da evolução do setor primário. “Nossa agricultura está em ascensão. Os investimentos no setor são significativos e, além disso, trabalhamos pelo combate do êxodo rural, o que carece o oferecimento de boas condições aos moradores investirem ou simplesmente residirem”, explica.

O poço na Comunidade Nossa Senhora das Dores, possui 200 metros de profundidade, já, na Linha São Luiz, são 240 metros. O vice-prefeito Lauro Fronchetti, acompanha a abertura dos novos poços e tem a expectativa que estes gerem um grande volume de água, podendo beneficiar outras comunidades.

Texto: Ascom Muçum