Geral Lajeado

Abertura do projeto Negócios em Pauta debate planejamento estratégico

Em um ambiente conturbado política e economicamente, encontrar métodos de utilização eficiente dos recursos disponíveis nas organizações e alcançar resultados sustentáveis tem sido, mais do que um desafio, uma obrigação. Pensando nisso, o Sincovat promove em sua sede (Rua Venceslau Brás, nº 55 – Lajeado), a partir das 19h do dia 22 de fevereiro, a abertura do Negócios em Pauta. O projeto coloca em discussão temas relacionados à gestão e ao empreendedorismo, qualificando os profissionais e incentivando a integração do meio empresarial.

Após a solenidade, o administrador e bacharel em Ciências Contábeis, Paulo Pereira, comanda o workshop “Planejamento Estratégico: como definir as diretrizes organizacionais em um cenário de múltiplas crises e incertezas?”, no qual vai debater as dificuldades enfrentadas por pequenas e médias empresas para estabelecer um orçamento anual e móvel, que atinja os resultados desejados. O painel conta ainda com a participação de empresários da região que vão trocar informações e relatar experiências sobre formas de pensar e fazer planos estrategicamente.

Pereira é natural de Estrela e construiu sua carreira na área da Administração com foco em Vendas e Marketing. Possuindo curso avançado em Planejamento Estratégico na Universidade de São Paulo, por muitos anos atuou em cargos de gestão no setor cervejeiro no Brasil e fora do país, e prestou consultoria a empresas renomadas, todos projetos de repercussão nacional. Também liderou campanhas publicitárias que lhe renderam inúmeros prêmios na área de Marketing. É sócio-fundador e atua como gestor da Bestway Logistic Services, especializada em Soluções para Gestão Empresarial.

Segundo ele, na prática a “gestão significa entender no dia a dia as razões dos resultados positivos ou negativos da operação”. A maioria das empresas somente identifica seus lucros ou prejuízos no final de um período passado, quando deveria se preocupar com os resultados futuros, controlando e garantindo a sua efetivação através do monitoramento de indicadores. O palestrante alerta: “A empresa que não sabe onde ganha, também não saberá onde perde. E a peça básica para que isso tudo faça sentido é o tal do planejamento”.

O ingresso para o workshop “Planejamento Estratégico” é gratuito e limitado a dois representantes por empresa. As inscrições podem ser feitas através do e-mail  negociosempauta@sincovat.com.br ou no telefone 3709.2798. Logo após o evento, será servido um coquetel de confraternização. O projeto é uma realização do Sincovat e Jornal A Hora e tem o apoio de Sescon-RS, Univates/Crie, Sebrae, Capital Verde, Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) Vale do Taquari e Governo de Lajeado.

O projeto

O Negócios em Pauta abrange a realização de 12 workshops entre fevereiro de 2017 e janeiro de 2018 em sete cidades da base territorial do sindicato – Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Encantado, Taquari, Guaporé e Teutônia. Também contempla o Fórum Estadual de Gestão e Empreendedorismo, que acontece no dia 27 de setembro, das 8h às 18h, no Centro Cultural Univates, integrando a Semana Acadêmica de Gestão e Empreendedorismo da Univates e a grade de eventos técnicos da Construmóbil 2017.

Cronograma de workshops:

22 de fevereiro – Lajeado – Planejamento Estratégico: como definir as diretrizes organizacionais em um cenário de múltiplas crises e incertezas?

29 de março – Estrela – Fluxo de Caixa: o que fazer quando não há capital de giro disponível?

26 de abril – Teutônia – Gestão da Informação: como monitorar a saúde presente e futura dos negócios?

24 de maio – Lajeado – Educação continuada: porque e como desenvolver as competências diferenciais corporativas?

28 de junho – Encantado – Planejamento Tributário: como melhorar o desempenho financeiro pela adequação tributária?

26 de julho – Arroio do Meio – Plano de marketing: quais os principais acertos e equívocos cometidos nesse planejamento?

23 de agosto – Guaporé – Educação financeira: qual é o impacto dessa postura no desempenho corporativo?

18 de setembro – Taquari – Linhas de crédito: existem para quem e para que?

25 de outubro – Estrela – Modelos mentais: as crenças interferem no desempenho organizacional?

29 de novembro – Teutônia – Gestão de pessoas e a meritocracia: quais as interfaces para o sucesso dessa abordagem de remuneração?

20 de dezembro – Lajeado – Relações Líquidas: o que significa e qual o seu impacto no consumo dos produtos e serviços?

12 de janeiro – Lajeado – Conferência Estadual no Dia do Empresário Contábil, em parceria com o Sescon-RS

Fonte: Ass. de Imprensa do Sincovat