Encantado RSS Rural - Agricultura Destaques

Academia do Leite qualifica equipe técnica

Equipe durante o encontro realizado no mês de setembro (Foto: Carina Marques)
Equipe durante o encontro realizado no mês de setembro (Foto: Carina Marques)

A equipe técnica do Setor Gado Leiteiro da Dália Alimentos está se qualificando e o processo ocorre de forma gradativa, visando aprimorar o trabalho desenvolvido no campo, junto ao quadro social. Em parceria com a Nutron Cargill, desde o mês de agosto, encontra-se em andamento a Academia do leite. Trata-se de encontros mensais, realizados na sede da empresa, em Encantado, com repasse de informações voltadas à nutrição do gado leiteiro. Participam todos os integrantes da equipe, composta por 15 profissionais, entre médicos veterinários, zootecnistas e técnicos agrícola e em agropecuária.

Os temas abordados em cada aula foram pré-definidos, assim como os palestrantes. Já foram tratados conteúdos sobre Anatomia e Fisiologia de Bovinos Leiteiros e Metabolismo, Fonte de Proteína e Carboidratos. Neste mês o encontro será realizado no dia 27 de outubro, com enfoque para o tema “Metabolismo de Lipídios, Minerais e Vitaminas”. Os próximos módulos serão sobre “Uso de Produtos e Subprodutos utilizados na Formulação de Dietas”, “Uso de Aditivos em Dietas de Bovinos/Período de Transição”, “Produção de Alimento Volumoso”, “Desafios na Criação de Bezerras”, “Controle de Qualidade dos Processos Fabris” e “Avaliação de Qualidade das Rações”. O encerramento da Academia do Leite está previsto para o mês de abril de 2018.

O supervisor do Setor Gado Leiteiro, Fernando Oliveira de Araujo, reforça que a qualificação é mais uma oportunidade para que a equipe desenvolva um trabalho focado na dieta e nutrição do gado leiteiro. “O serviço de extensão rural requer atualização constante, haja vista os novos conceitos e tecnologias que estão sempre surgindo. Durante o ano há uma programação de capacitações que permite manter a equipe técnica atualizada e, desta forma, fornecer assistência de qualidade aos associados que participam de nossos programas”.

Texto: Ascom Dália Alimentos