Cultura Eventos Teutônia

Acampamento Farroupilha: Desfile Cultural leva o tradicionalismo ao Bairro Canabarro

Cavalarianos foram destaque à parte

CCT Querência Amada e demais entidades tradicionalistas desfilaram pelas ruas até o Loteamento 8 neste domingo. Passeio da Bombacha oficial do Acampamento Farroupilha ocorre dia dia 20

Mantendo uma tradição de mais 30 anos no Bairro Canabarro, que começou com os passeios da Bombacha o Centro Cultural Tradicionalista (CCT) Querência Amada, em parceria com o Centro de Tradições Gaúchas Porteiras dos Pampas e demais entidades tradicionalistas realizaram neste domingo, dia 15 de setembro, o Desfile Cultural. A iniciativa no Bairro Canabarro integra a programação do 3º Acampamento Farroupilha, que terá o Passeio da Bombacha oficial na sexta-feira, dia 20.

A concentração ocorreu em frente à Calçados Beira Rio. De lá, crianças e adultos, a pé ou a cavalo, demonstraram o seu amor ao Estado ao longo das ruas Otterno Schaeffer, 16 de Abril, Eri Dienstmann e Mário Schaeffer, até chegar até a sede do CCT Querência Amada, no Loteamento 8/Morada do Sol, onde a programação seguiu durante o dia.

Conforme Luiz Becker, um dos integrantes da patronagem do CCT, o Desfile Cultural tem justamente o objetivo de levar a cultura tradicionalista à comunidade. “A ideia é reforçar o tradicionalismo no Bairro Canabarro e em Teutônia, difundindo ainda mais a nossa cultura. Nosso CCT está se esforçando bastante para manter a cultura viva e isso se faz com a união das entidades”, frisou.

O Passeio da Bombacha oficial do Acampamento Farroupilha de Teutônia ocorre nesta sexta-feira, dia 20 de setembro, a partir das 9h30min, reunindo as entidades tradicionalistas do município e da região. A saída será em frente ao Agrocenter Languiru, no Bairro Languiru, de onde os tradicionalistas seguirão até o Centro Administrativo. Está prevista a participação de cerca de 350 cavalarianos.

 

O Acampamento Farroupilha de Teutônia

As cores do Rio Grande do Sul estão colorindo o Centro Administrativo de Teutônia. A programação do 3º Acampamento Farroupilha de Teutônia, iniciou nesta sexta-feira, dia 13, e segue até o dia 20, evidenciando os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. Desfiles, shows, fandangos, costelão solidários, comidas campeiras, rodas de chimarrão – e muito mais – estarão à disposição.

Na quadra das avenidas 1 Leste, 1 Sul e 1 Oeste e Rua 2 Sul, estão os 18 piquetes – galpões de madeira – de entidades tradicionalistas e empresas, além do Galpão Farroupilha, que concentrará algumas atrações da programação oficial, como a chegada da Chama Crioula e a abertura.

Durante os dias de evento, os tradicionalistas resgatarão os costumes da cultura e história gaúcha, através de rodas de chimarrão, comidas campeiras e muita música. A programação interna ficará por conta de cada entidade. Em evidência, estarão os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. A programação interna nos piquetes ficará por conta de cada entidade, enquanto as atrações musicais e shows serão no Pavilhão Multiuso.

O evento contará com shows, fandangos, desfiles, entre outras ações, evidenciando os saberes, sabores e costumes do tradicionalismo. Dentre os shows e fandangos – que ocorrerão no Pavilhão Multiuso – ainda estão Orquestra de Teutônia, Chiquito & Bordoneio, César Oliveira e Rogério Melo, Alma Crioula, Tchê Guri, Luz de Candieiro, e Os Centauros. Também estão previstas apresentações do Coral Municipal de Teutônia e das entidades tradicionalistas.

Na segunda-feira, dia 16, está prevista a visitação das escolas ao Acampamento Farroupilha. Na ocasião, diversas atividades estão previstas, como introdução aos costumes e cultura tradicionalista, brincadeiras e acesso a ferramentas e elementos que fazem parte do tradicionalismo. Na quarta-feira, dia 18, às 19h, ocorre o Costelão Solidário em prol de Lívia Teles.

O Acampamento Farroupilha tem como objetivos resgatar e difundir os hábitos e costumes do povo gaúcho, além de despertar nas pessoas o culto à tradição e à cultura e proporcionar o acesso da população a show de talentos regionais e estaduais. Toda a programação terá entrada franca.

A realização do Acampamento Farroupilha é da Prefeitura de Teutônia e das entidades tradicionalistas do município. O patrocínio é de Certel, Cooperativa Languiru, Sicredi, TeutoNet, Cabanha BMW, Cabanha da Eternidade, Supra e Recanto Gaúcho Pilchas e Selaria.

 

PROGRAMAÇÃO DO 3º ACAMPAMENTO FARROUPILHA DE TEUTÔNIA

SEGUNDA-FEIRA – 16/09

19h30min – Torneio de vaca parada com o Piquete Aporreados do Sovéu, no Acampamento Farroupilha

 

TERÇA-FEIRA – 17/09

18h30min – Sessão Câmara de Vereadores, no Galpão Farroupilha

20h – Apresentação do Coral Municipal, no Pavilhão Multiuso

20h30min – Fandango com Chiquito & Bordoneio, no Pavilhão Multiuso

 

QUARTA-FEIRA – 18/09

15h – Resenha coletiva de cavalos crioulo com técnico da ABCCC (Informações: (51) 99883.9622, com Maciel), no Acampamento

> Noite do Churrasco em todo o Acampamento

19h – Costelão Solidário em prol de Lívia Teles, no Pavilhão Multiuso

19h30min – Palestra “Alimentação Saudável de Equínos” com o veterinário e gerente técnico de Equinos da Supra Vinícius Abreu, no Galpão Farroupilha

19h30min – Programa Gente da Terra, da Rádio Campeira FM, no Acampamento

20h30min – Palestra com técnico da ABCCC, no Galpão Farroupilha

 

QUINTA-FEIRA – 19/09

20h – Jantar com churrasco e saladas (promoção do Piquete Popular), no Galpão Farroupilha

21h – Apresentação artística do CTG Porteira dos Pampas, no Pavilhão Multiuso

21h30min – Show com César Oliveira e Rogério Melo, no Pavilhão Multiuso

23h – Fandango com Alma Crioula, no Pavilhão Multiuso

 

 SEXTA-FEIRA – 20/09

9h30min – Passeio da Bombacha, com saída no Agrocenter Languiru, até o Centro Administrativo

12h – Costelão, no CTG Rincão das Coxilhas

17h – Show com Tchê Guri, no Pavilhão Multiuso

18h – Extinção da Chama Crioula, no Pavilhão Multiuso

20h – Fandango com Luz de Candieiro, no Pavilhão Multiuso

 

Mais detalhes da programação em www.teutonia.rs.gov.br/acampamentofarroupilha/ e www.facebook.com/events/454887478700380/

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Teutônia