Geral Lajeado

Ação alusiva ao Dia Mundial de Violência contra o Idoso

O SESC Lajeado realizará no dia 14 de junho, ação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização de Violência contra pessoa Idosa, para os participantes do grupo SESC da Maturidade Ativa. A campanha deste ano é sobre a “Violência no Trânsito”, que servirá de mote para atividades educativas promovidas pelo programa. Em Lajeado, a ação vai acontecer no Auditório do SESC, Rua Silva Jardim, 135, a partir das 14h.

Com o envelhecimento populacional, o número de acidentes de trânsito envolvendo idosos está aumentando consideravelmente. Para este dia, profissionais do Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal de Lajeado estarão orientando sobre os cuidados em vias públicas e trânsito, a fim de sensibilizar a comunidade em torno dessa questão e prevenir acidentes.

Objetivos a serem alcançados
O objetivo do Programa Maturidade Ativa é disseminar as comunidades a estratégia nº 5 da “Manual de Violência contra a pessoa idosa”, documento oficial lançado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que é “criar espaços mais seguros e amigáveis fora de casa”. Entre as orientações do manual está o investimento em calçadas seguras e sem buracos para a população idosa ir e vir com segurança, tempo mais demorado dos semáforos para os pedestres, transportes públicos que sejam mais seguros com escadas mais baixas ara que a pessoa idosa suba sem dificuldades entre outros.

O SESC, enquanto instituição de referência no trabalho com idoso em todo Brasil, realiza atividades buscando sensibilizar as comunidades acerca da temática da violência contra o idoso, contribuindo assim para enfrentamento dessa realidade.

Texto: Assessoria de Imprensa do Sesc