Meio ambiente Destaques Westfália

Ação ambiental visa educar sobre a destinação correta do lixo

Em 2,5 quilômetros, servidoras recolheram 18 sacos de resíduos

Eliminar resíduos que possibilitem a proliferação do vetor Aedes Aegypti e educar sobre a destinação correta de lixo foram os objetivos de uma ação ambiental especial realizada no início da manhã de quarta-feira, dia 12 de maio, em Westfália. Às margens da Rua Leopoldo Fiegenbaum (Transcuba), num trecho de 2,5 quilômetros – até a divisa com o município de Teutônia, as Agentes Comunitárias de Saúde e a Agente de Combate a Endemias fizeram a coleta de 18 sacos de resíduos.

Recentemente, a Administração Municipal também instalou lixeiras neste trajeto, justamente para manter o acesso ao Munícipio limpo e bonito. Mesmo assim, ainda considera-se grande o volume de resíduos coletado na mobilização. Nesse sentido, pede-se a colaboração dos munícipes e visitantes que utilizam o trecho, especialmente a ciclovia.

A Agente de Combate a Endemias Marisa Wiebusch reforça que cuidar do meio ambiente é obrigação de todos. “É de conhecimento de todos que o Aedes Aegypti é o transmissor da dengue, do zika vírus, da febre amarela e da chikungunya. Com o aumento nos casos de dengue, inclusive na região, o cuidado deve ser redobrado. Durante a nossa ação, por exemplo, diversos materiais que podem virar criadouros foram descartados. Nesse sentido, pedimos que a comunidade colabore cuidando de seus pátios e faça a sua parte também nos espaços públicos”, enalteceu ela, lembrando que a ação foi importante, ainda, para conscientizar a população sobre a destinação correta do lixo.

A ação contou com o fundamental apoio das Agentes Comunitárias de Saúde e da Secretaria de Obras, Viação e Interior.