Município Destaques Estrela

Ação busca cadastrar residências sem energia elétrica própria em Estrela

Empresa terceirizada pela Rio Grande Energia (RGE), em parceria com o Governo de Estrela, fará levantamento de domicílios sem postes e medidores ou mesmo com os famosos “gatos de luz” para providenciar doação de material

O Governo de Estrela, através do Departamento de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), em parceria com a empresa Instalwatt (a serviço da RGE), iniciará o cadastramento de famílias que não possuam energia elétrica em suas residências. O objetivo é a doação de postes e medidores para estas. Segundo estudos recentes, cerca de 13,92 milhões de domicílios brasileiros apresentaram inadequação habitacional, em, pelo menos um tipo de serviço de infraestrutura urbana, como abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo ou energia elétrica.

Neste sentido, o projeto de doação de postes e medidores será direcionado às famílias que estejam sem energia elétrica ou mesmo que possuam ligações clandestinas – os populares “gatos de luz”. Se tiver poste com relógio ou mesmo só o contador instalado na parede funcionando, a troca não pode ser feita.

O projeto é para famílias que estejam sem luz ou quando existe mais de uma residência no mesmo terreno, com pátio independente, mas que puxam luz uma das outras. Assim cada família poderá ter a sua conta de luz separada. As famílias interessadas podem entrar em contato com o Departamento de Habitação, para esclarecimentos e cadastramento, a partir desta quarta-feira (03), e isso até o dia 19/11, sendo que o atendimento da demanda acontecerá conforme disponibilidade de postes pela empresa e por ordem de cadastro.

Previsão

Após o cadastramento, as residências serão vistoriadas pela empresa Instalwatt para análise dos requisitos de enquadramento. A previsão é de que os novos postes doados comecem a ser instalados ainda no mês de novembro, conforme cronograma da empresa. Depois da instalação, as residências terão direito a classificação como consumo de baixa renda se atenderem os critérios desta modalidade de consumo.

Requisitos

* Imóvel dever ser em área urbana

* Ter pátio individual, ainda que seja mais de uma casa no mesmo terreno;

* Não possuir ligação de energia elétrica;

* Ou mesmo possuir ligação clandestina;

* Imóvel não ser invasão de área verde ou de particular;

* Não estar distante a mais de 30 metros da rede de energia elétrica convencional.

* Não possuir cadastro na RGE.

Contatos

Departamento de Habitação:

Horário: 08h – 11h30min; 13h30min às 17h.

Telefones: 3981-1191/ 98900-1413 (WhatsApp ou ligação)

Endereço: Rua Pinheiro Machado, nº 343 (antigo prédio da Polar – 2º piso)