Meio Ambiente Educação Destaques Teutônia

Ação Consciência Limpa: mutirão de recolhimento de resíduos é transferido para o dia 26

Decisão leva em conta o clima chuvoso e a consequente segurança dos voluntários e dificuldades de acesso de caminhões para recolher os resíduos juntados

O mutirão de recolhimento de resíduos, previsto para este sábado, dia 19 de outubro, ao longo da ferrovia integrando a Ação Consciência Limpa de Teutônia, foi transferido para o dia 26. A decisão leva em conta as intensas chuvas desta semana, que geraram acúmulo de água, o que ofereceria risco aos voluntários.

A decisão foi tomada no final da manhã desta sexta-feira, dia 18 pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com o Conselho Municipal do Meio Ambiente. A comissão organizadora tomou conhecimento de que havia muita água acumulada ao longo do trecho em que ocorreria a ação, bem como vários locais com o solo liso, colocando em risco a segurança dos voluntários. Também observou-se que os caminhões teriam dificuldade de acesso para coletar os resíduos recolhidos.

Portanto, a ação será realizada no dia 26. A concentração para o mutirão ocorrerá junto à Capatazia de Obras do Bairro Canabarro, às 8h. Na ocasião, os voluntários receberão os materiais formarão equipes que ficarão responsáveis por determinados trechos da ferrovia. A intenção é de que os trabalhos estejam concluídos até às 11h. Interessados em participar da iniciativa podem comparecer na Capatazia no horário estipulado, usando calçados fechados e roupa adequada para a atividade.

O mutirão de recolhimento de resíduos ocorrerá ao longo da ferrovia, no trecho compreendido entre a Vila KS e a divisa de Teutônia e Paverama, totalizando cerca de cinco quilômetros. Servidores da Prefeitura, colaboradores de empresas e comunidade em geral estão convidados para participarem do mutirão.

A Ação Consciência Limpa tem o objetivo de ampliar o trabalho de conscientização ambiental, que é desenvolvido durante todo o ano, além de prevenir potenciais criadouros de vetores, entre eles, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Por isso, durante a semana, já realizadas diversas ações de conscientização nos educandários e pontos estratégicos de Teutônia.

Em 2018, a mesma ação, recolheu aproximadamente 10 toneladas de lixo, nas margens das rodovias ERS-128 (Via Láctea) e RSC-453 (Rota do Sol). Por isso, este ano, a expectativa é novamente conscientizar o maior número de pessoas possível.

A Semana da Consciência Limpa é uma realização da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Meio Ambiente. A iniciativa ainda conta com o apoio das secretarias de Educação, de Obras, de Saúde e de Assistência Social e Habitação, além da Vigilância Sanitária.

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Teutônia