Meio Ambiente Roca Sales

Ação em Roca Sales recolhe mais de três mil embalagens vazias de agrotóxicos

Recolhimento das embalagens ocorre em 16 pontos de coleta

Uma ação realizada pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Roca Sales, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Fundação Pró Rio Taquari recolheu, na última semana, mais de três mil embalagens vazias de agrotóxicos, no interior do município. No total, 76 produtores se envolveram no mutirão, que teve o objetivo de destinar corretamente o material coletado nas propriedades, evitando assim a contaminação do solo e da água, que poderiam trazer riscos para a saúde humana e animal.

O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Guilherme Miritz, destaca a forte participação dos agricultores nos últimos anos, o que serve de incentivo para manutenção e até ampliação da campanha. “Há uma preocupação dos produtores com esta entrega, que é realizada mesmo que haja embalagens em piores condições”, comenta Miritz, que destaca o fato destes atenderem as exigências relativas a “tríplice lavagem”, deixando as embalagens vazias em ambientes adequados para este fim.

Participaram ainda da ação, o secretário da Agricultura e do Meio Ambiente Sandro Kappler e o extensionista da Emater/RS-Ascar, Deoclésio Piccoli. O apoio foi da equipe da Arla, que efetuou o recolhimento.

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald